Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kawamoto, André Luiz Satoshi | - |
Autor(es): dc.contributor | Steinmacher, Ana Paula Chaves | - |
Autor(es): dc.contributor | Kawamoto, André Luiz Satoshi | - |
Autor(es): dc.contributor | Borsato, Frank Helbert | - |
Autor(es): dc.contributor | Roberto, Rafael Liberato | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Gabriel Hamilton Apolinario | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33674 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104732 | - |
Descrição: dc.description | With the increase in online communication and the use of instant messaging applications, it is important to ensure the inclusion of all members of society so that everyone can benefit from this technology. Accessibility for users with Autism Spectrum Disorder (ASD) has been receiving increasing attention from researchers, as individuals on the autism spectrum have varying levels of difficulty with social interaction and communication. The aim of this study was to investigate the usability of Instant Messengers (IM) focusing on adults with ASD through a questionnaire specifically developed for this population. The questionnaire was created based on usability guidelines for individuals with ASD and aimed to assess the usability of IM platforms such as WhatsApp, Telegram, and Facebook Messenger. The analysis of the results revealed important information about the usability characteristics of the messengers, and these results are promising in terms of reliability. Based on the results, we can provide recommendations for better adaptation of IM platforms, aiming to improve usability for autistic individuals. | - |
Descrição: dc.description | Com o aumento da comunicação online e do uso de aplicativos de mensagens instantâneas, é importante garantir a inclusão de todos os membros da sociedade, para que todos possam se beneficiar dessa tecnologia e a acessibilidade para usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem recebido cada vez mais atenção dos pesquisadores, já que indivíduos no espectro autista possuem diferentes níveis de dificuldade de interação social e comunicação. O objetivo deste trabalho foi investigar a usabilidade de Mensageiros Instantâneos (IM) com foco em adultos com TEA por meio de um questionário desenvolvido especificamente para este público. O questionário foi criado com base em diretrizes de usabilidade voltadas a pessoas com TEA e teve como objetivo avaliar a usabilidade de IM tais como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. A análise dos resultados revelou informações importantes sobre as características de usabilidade dos mensageiros e estes resultados são promissores em termos de confiabilidade. Com base nos resultados, podemos fornecer recomendações para melhor adaptação dos IM, visando aprimorar a usabilidade para pessoas autistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Computação | - |
Publicador: dc.publisher | Ciência da Computação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mensagens instantâneas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instant messaging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Usabilidade de mensageiros instantâneos populares com foco em acessibilidade para pessoas autistas | - |
Título: dc.title | Usability of popular instant messenger tools focusing on accessibility for autistic users | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: