Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pilla Junior, Valfredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Busetti, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pilla Junior, Valfredo | - |
Autor(es): dc.contributor | Paula, Marco Antonio Busetti | - |
Autor(es): dc.contributor | Borba, Gustavo Benvenutti | - |
Autor(es): dc.contributor | Soffiatti, Patricia | - |
Autor(es): dc.creator | Reis Neto, João dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29750 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104627 | - |
Descrição: dc.description | The curricular changes proposed by the National Common Curricular Base made it possible to use technology as a multidisciplinary teaching tool, through an active teaching methodology in which the student is able to understand and use the digital universe as a way of developing their critical and creative sense. Among the benefits of using technologies in the classroom, one can highlight the development of an individual who is aware of the environment to which he belongs, strengthening critical thinking and creativity in solving the problems present in the community to which he belongs. In this context, the present course conclusion work presents models of teaching projects based on the concepts of the development of a participatory methodology allied to the use of robotics within public and private schools, aiming at understanding the syllabus outside a traditional context of teaching. In this way, it is proposed to develop four teaching projects with technological bases and that can be used in the classroom, generating discussions on the themes present in everyday life. | - |
Descrição: dc.description | As mudanças curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular possibilitaram a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino multidisciplinar, por meio de uma metodologia ativa de ensino no qual o aluno seja capaz de compreender e utilizar o universo digital como forma de desenvolver seu senso crítico e criativo. Dentre os benefícios do uso de tecnologias em sala de aula, pode-se destacar o desenvolvimento de um indivíduo consciente do ambiente a qual ele pertence, fortalecendo o pensamento crítico e a criatividade na solução dos problemas presentes na comunidade a qual ele está inserido. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso apresenta modelos de projetos de ensino com base nos conceitos do desenvolvimento de uma metodologia participativa aliada ao uso da robótica dentro das escolas públicas e privadas, visando a compreensão dos conteúdos programáticos fora de um contexto tradicional de ensino. Dessa maneira, é proposto desenvolver quatro projetos de ensinos com bases tecnológicas e que possam ser utilizados em sala de aula, gerando discussões sobre os temas presentes no cotidiano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método de projeto no ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project method in teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
Título: dc.title | Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino | - |
Título: dc.title | Microcontrolled circuits used as teaching tools | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: