Circuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPilla Junior, Valfredo-
Autor(es): dc.contributorBusetti, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorPilla Junior, Valfredo-
Autor(es): dc.contributorPaula, Marco Antonio Busetti-
Autor(es): dc.contributorBorba, Gustavo Benvenutti-
Autor(es): dc.contributorSoffiatti, Patricia-
Autor(es): dc.creatorReis Neto, João dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:56:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:56:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29750-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104627-
Descrição: dc.descriptionThe curricular changes proposed by the National Common Curricular Base made it possible to use technology as a multidisciplinary teaching tool, through an active teaching methodology in which the student is able to understand and use the digital universe as a way of developing their critical and creative sense. Among the benefits of using technologies in the classroom, one can highlight the development of an individual who is aware of the environment to which he belongs, strengthening critical thinking and creativity in solving the problems present in the community to which he belongs. In this context, the present course conclusion work presents models of teaching projects based on the concepts of the development of a participatory methodology allied to the use of robotics within public and private schools, aiming at understanding the syllabus outside a traditional context of teaching. In this way, it is proposed to develop four teaching projects with technological bases and that can be used in the classroom, generating discussions on the themes present in everyday life.-
Descrição: dc.descriptionAs mudanças curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular possibilitaram a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino multidisciplinar, por meio de uma metodologia ativa de ensino no qual o aluno seja capaz de compreender e utilizar o universo digital como forma de desenvolver seu senso crítico e criativo. Dentre os benefícios do uso de tecnologias em sala de aula, pode-se destacar o desenvolvimento de um indivíduo consciente do ambiente a qual ele pertence, fortalecendo o pensamento crítico e a criatividade na solução dos problemas presentes na comunidade a qual ele está inserido. Neste contexto, o presente trabalho de conclusão de curso apresenta modelos de projetos de ensino com base nos conceitos do desenvolvimento de uma metodologia participativa aliada ao uso da robótica dentro das escolas públicas e privadas, visando a compreensão dos conteúdos programáticos fora de um contexto tradicional de ensino. Dessa maneira, é proposto desenvolver quatro projetos de ensinos com bases tecnológicas e que possam ser utilizados em sala de aula, gerando discussões sobre os temas presentes no cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Eletrônica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRobótica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de projeto no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectRobotics-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectProject method in teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach in education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA-
Título: dc.titleCircuitos microcontrolados utilizados como ferramentas de ensino-
Título: dc.titleMicrocontrolled circuits used as teaching tools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.