Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Adriane Dall’Acqua de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavagnari, Marcio Cristiano Dura | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Leonardo Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36945 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104621 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produçao técnica: Guia fácil para microscopia de bolso: o manual do professor antenado | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a research proposal that aims to analyze the understanding of the phenomena that involve observation, from the construction and use of alternative low-cost microscopes in lessons of Cell Biology, from the point of view of students in the final years of elementary school. This research presents in its body the historical and analogous relationship between Science teaching in Brazil and the insertion of the use of the microscope, with emphasis on the connection between the use of this tool in the pedagogical process and the impacts generated by its application. The present work was carried out in a state school in Ponta Grossa/PR, focusing on students in the final years of elementary school. The data were collected from audiovisual recordings of the whole didactic intervention, with moments of observation and annotations, application of an initial questionnaire, exposition of the central material of the theme and performance of experimental activities. The analysis was performed qualitatively by means of content analysis. In addition to encouraging the use of the microscope as an aggregator element of the didactic-theoretical content, making teaching broader and enriching, highlighting the real need for improvement of teaching processes and application of new techniques in learning science content from the use of this tool. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa que objetiva analisar a compreensão dos fenômenos que envolvem a observação, a partir da construção e o uso de microscópios alternativos de baixo custo monetário em aulas de Biologia Celular, sob o ponto de vista de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Esta investigação apresenta em seu corpo a relação histórica e análoga entre o ensino de Ciências no Brasil e a inserção do uso do microscópio, com ênfase na ligação entre o uso desta ferramenta no processo pedagógico e os impactos gerados pela sua aplicação. O presente trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual de Ponta Grossa/PR, tendo como foco alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os dados foram coletados a partir de gravação audiovisual de toda a intervenção didática, com momentos de observação e anotações, aplicação de questionário inicial, exposição do material central do tema e realização de atividades experimentais. A análise foi realizada de forma qualitativa por meio da análise de conteúdo. Além de incentivar o uso do microscópio como elemento agregador do conteúdo didático-teórico, tornando o ensino mais amplo e enriquecedor, evidenciando a real necessidade de aprimoramento dos processos de ensino e aplicação de novas técnicas na aprendizagem de conteúdos de ciências a partir o uso do desta ferramenta. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microscópios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observação (Método educacional) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microscopes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Observation (Educational method) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cytology | - |
Palavras-chave: dc.subject | School children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | O uso do microscópio alternativo de baixo custo monetário em aulas de biologia celular: uma análise sob o ponto de vista do estudante dos anos finais do ensino fundamental | - |
Título: dc.title | The use of low-cost alternative microscope in cellular biology classes: an analysis from the point of view of the final years of elementary school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: