
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Cidmar Ortiz dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barzotto, Luciano da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Josiane Maria da Silva Castro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35809 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104593 | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to reflect upon reading instruction and literacy as distinct, but inseparable processes so that the student can learn to read and write, inserting them in a society permeated by reading and writing practices. The complexity of the Brazilian Portuguese alphabetic writing system, composed more of irregularities than regularities, is discussed, and how it should be taught in a contextualized way, in which the text is the unit of work. Furthermore, it discusses the importance of the reading instruction process to happen in a critical way in order to break with the model of culture that has been produced and reproduced in schools by the dominant class, contributing to the debate on the role of reading instruction. In this way, reading instruction teachers, guided by a critical pedagogy, must present a variety of texts from the most varied cultures and languages, also discussing their contexts of production with a view to form a citizen who is increasingly aware and critical about the reality that surrounds him or her, questioning it and transforming it. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a alfabetização e o letramento como processos distintos, porém indissociáveis para que o educando possa aprender a ler e a escrever, inserindo-se em uma sociedade em que as práticas de leitura e escrita estão presentes. Discute-se a complexidade do sistema de escrita alfabética do português brasileiro, composto mais por irregularidades que regularidades, e como ele deve ser ensinado de modo contextualizado, sendo o texto a unidade de trabalho. Além disso, discorre-se sobre a importância de o processo de alfabetização acontecer de modo crítico a fim de romper com o modelo de cultura que vem sendo produzido e reproduzido nas escolas pela classe dominante, contribuindo para o debate acerca do papel da alfabetização. Dessa forma, os professores alfabetizadores, pautados em uma pedagogia crítica, devem apresentar diversos textos das mais variadas culturas e linguagens, discutindo, ainda, seus contextos de produção com vistas a formar um cidadão cada vez mais consciente e crítico da realidade que o cerca, indagando-a e transformando-a. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças – Desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Alfabetização e letramento: processos indissociáveis para a inserção efetiva do educando na sociedade grafocêntrica | - |
| Título: dc.title | Reading instruction and literacy: inseparable processes for the effective insertion of the student in the graphocentric society | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: