Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Irrigaray, Mário Arlindo Paz | - |
Autor(es): dc.contributor | Fracaro, Normelio Vitor | - |
Autor(es): dc.contributor | Larcher, Jose Valter Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Irrigaray, Mário Arlindo Paz | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Endy Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Gabriela Skorek | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36770 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104578 | - |
Descrição: dc.description | This study aims to develop a template for a usage, operation, and maintenance manual for block J1 of the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR), Pato Branco Campus. The creation of the manual is justified by the lack of specific documentation for the campus buildings, constructed at different times, and the need to align maintenance practices with current technical standards, such as NBR 14037 and NBR 15575. The manual aims to guide resource management, ensure the functionality and safety of the buildings, and promote environmental and economic sustainability. The methodology included bibliographic research, data collection from existing projects, and on-site inspections. The manual was structured according to normative guidelines, covering aspects such as warranties, descriptive memorial, suppliers, operation, usage, cleaning, preventive and corrective maintenance, as well as complementary information on safety and sustainability. It is concluded that the implementation of usage, operation, and maintenance manuals is essential for the preservation of buildings, cost reduction, and resource optimization, especially in public institutions like UTFPR. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de manual de uso, operação e manutenção para o bloco J1 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. A elaboração do manual é justificada pela ausência de documentação específica para os blocos do campus, construídos em diferentes épocas, e pela necessidade de alinhar as práticas de manutenção às normas técnicas vigentes, como a NBR 14037 e a NBR 15575. O manual visa orientar a gestão de recursos, garantir a funcionalidade e segurança das edificações, e promover a sustentabilidade ambiental e econômica. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, coleta de dados dos projetos existentes e vistorias no local. O manual foi estruturado conforme as diretrizes normativas, abordando aspectos como garantias, memorial descritivo, fornecedores, operação, uso, limpeza, manutenção preventiva e corretiva, além de informações complementares sobre segurança e sustentabilidade. Conclui-se que a implementação de manuais de uso, operação e manutenção é essencial para a preservação das edificações, redução de custos e otimização de recursos, especialmente em instituições públicas como a UTFPR. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual - Manuais, guias, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manutenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normas técnicas (Engenharia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual communication - Handbooks, manuals, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maintenance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Standards, Engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Proposta de manual uso, operação e manutenção no bloco J1 UTFPR - Campus PB: estudo de caso | - |
Título: dc.title | Proposal for a user, operation, and maintenance manual in block J1 UTFPR - Campus PB: case study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: