
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pasa, Leandro Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pasa, Leandro Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guedes, Alex Lemes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferruzzi, Yuri | - |
| Autor(es): dc.creator | Bervian, Cainã Krutsch | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35712 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104556 | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to present, with a didactic approach, the development of four automated systems, using virtual commissioning tools. The processes developed include a plant for separating boxes by size, an automated pallet warehouse and two liquid control processes: one to perform level control and the other to control flow. Both systems acting through PID (Proportional Integral and Derivative) controllers. The projects presented with problem situations require different levels of knowledge in PLC (Programmable Logic Controller) programming and control theory, covering the main concepts taught in industrial automation disciplines. By offering teaching material for learning in a virtual laboratory environment, this work aims to overcome the limitations of physical teaching laboratories, such as high equipment costs, physical space restrictions and the need for specialized supervision. The use of virtual laboratories provides a practical and accessible alternative, allowing students to carry out practical activities conveniently, even outside the traditional academic context. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar com uma abordagem didática o desenvolvimento de quatro sistemas automatizados, utilizando ferramentas de comissionamento virtual. Os processos desenvolvidos incluem uma planta para separação de caixas por tamanho, um armazém de pallets automatizado e dois processos de controle de líquidos: um para realizar o controle de nível e outro para controle de vazão. Ambos os sistemas atuando por meio de controladores PID (Proporcional Integral e Derivativo). Os projetos apresentados com situações problema requerem diferentes níveis de conhecimento em programação de CLP (Controlador Lógico Programável) e teoria de controle, abrangendo os principais conceitos ensinados em disciplinas de automação industrial. Ao oferecer um material didático para aprendizagem em ambiente de laboratório virtual, este trabalho visa superar as limitações dos laboratórios físicos de ensino, como os altos custos de equipamentos, restrições de espaço físico e a necessidade de supervisão especializada. A utilização de laboratórios virtuais proporciona uma alternativa prática e acessível, permitindo que os alunos realizem atividades práticas de forma conveniente, mesmo fora do contexto acadêmico tradicional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Elétrica | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controladores programáveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria do controle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programmable controllers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Control theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | - |
| Título: dc.title | Práticas de automação industrial em laboratório virtual | - |
| Título: dc.title | Industrial automation practices in a virtual laboratory | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: