Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Andriele de Pra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0266-8595 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8290738827565231 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Aline Sueli de Salles | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-0990-261X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4636918444602186 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Andriele de Pra | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0266-8595 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8290738827565231 | - |
Autor(es): dc.contributor | Zarelli, Paula Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0279-6933 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3728369712114321 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rauen, Thalita Grando | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-6791-0576 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2294120419518918 | - |
Autor(es): dc.creator | Preschlak, Vanessa Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:56:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:56:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104542 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: A consensualidade na gestão de conflitos na administração pública: uma análise em uma universidade federal | - |
Descrição: dc.description | This study, based on documentary analysis and bibliographic review, explores the feasibility and effectiveness of implementing self-composing practices in public administration, with emphasis on their economic and managerial impact. In a scenario of scarcity of human resources, the development of good management practices emerges as a strategic necessity. Although still incipient in public administration, the adoption of self-compositional methods has significant potential to achieve greater speed and procedural economy, similar to what was observed in the Judiciary. This study focuses on the application of these practices in a Federal Public University, where employees often lack knowledge of traditional procedural techniques, such as the disciplinary administrative process, investigations and other related procedures. Furthermore, the negative impact of these processes on the personal and professional lives of those involved is recognized. Mediation, conciliation and negotiation are analyzed as instruments to address the underlying causes of conflicts and promote more humane, effective and economically viable solutions in the university context. Thus, the research seeks to contribute to an in-depth understanding of conflict management dynamics and to strengthening public governance through innovative practices. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo, fundamentado em análise documental e revisão bibliográfica, explora a viabilidade e a eficácia da implementação de práticas autocompositivas na administração pública, com destaque para seu impacto econômico e gerencial. Em um cenário de escassez de recursos humanos, o desenvolvimento de boas práticas de gestão emerge como uma necessidade estratégica. Embora ainda incipiente na administração pública, a adoção de métodos autocompositivos apresenta potencial significativo para alcançar maior celeridade e economia processual, à semelhança do que foi observado no Poder Judiciário. Este estudo concentra-se na aplicação dessas práticas em uma Universidade Pública Federal, onde os servidores frequentemente carecem de domínio sobre as técnicas processuais tradicionais, como o processo administrativo disciplinar, sindicâncias e outros procedimentos correlatos. Além disso, reconhece-se o impacto negativo desses processos na vida pessoal e profissional dos envolvidos. A mediação, a conciliação e a negociação são analisadas como instrumentos para abordar as causas subjacentes dos conflitos e promover soluções mais humanas, eficazes e economicamente viáveis no contexto universitário. Assim, a pesquisa busca contribuir para uma compreensão aprofundada das dinâmicas de gestão de conflitos e para o fortalecimento da governança pública por meio de práticas inovadoras. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consenso (Ciências sociais) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflict management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consensus (Social sciences) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | A consensualidade na gestão de conflitos na administração pública: uma análise em uma universidade federal | - |
Título: dc.title | Consensuality in conflict management in public administration: an analysis in federal universities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: