
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
| Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9125-2638 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guerrini, Daniel | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3668417244751428 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Cleia de Fatima Alves de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104464 | - |
| Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional: Blog "Arte e Ciência" | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this study was to analyze how art education can contribute to Scientific and Technological Literacy in High School, using a STEAM approach. The interest in the research was based on the need to contribute to students' autonomy when exploring research, bringing questions and possible solutions to everyday problems into the classroom. The methodology used is intervention research, which provides transversality in the relationship between theory and practice and subject and object. The participants were students from three classes of 2nd graders of High School, aged 15 to 19, in the morning period of a State School located in the central area of Londrina. Data collection, consisting of observation, continuous records and questionnaires with open questions, aims to contribute to a survey of ideas and concepts about the theme of art and science. The elaboration of projects structured by the students, according to the planned organization, was based on a didactic unit in order to guide artistic or scientific productions such as videos, animations, compositions and mind maps. The productions were presented in the classroom and then shared on a blog, thus concretizing the educational product. Based on the content analysis, the results demonstrated the need to mobilize actions that contribute to student engagement in the construction of their own knowledge, understanding it as part of the process, in addition to interpersonal relationships, as well as the need to seek to expand spaces of access to art and science that foster their participation in order to promote interactions between the two. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi analisar como o ensino de arte pode contribuir para a Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Médio, usando uma abordagem STEAM. O interesse pela pesquisa se pautou na necessidade em contribuir para o ganho de autonomia por parte dos alunos ao explorarem a pesquisa, trazendo para a sala de aula questões e possíveis soluções para os problemas cotidianos. A metodologia usada é a pesquisa-intervenção em que confere a transversalidade na relação teoria e prática e sujeito e objeto. Os participantes foram estudantes de três turmas de 2ºs anos do Ensino Médio na faixa etária entre 15 a 19 anos, do período matutino de um Colégio Estadual localizado na área central de Londrina. A coleta de dados composta por meio da observação, registros contínuos e questionários com questões abertas, visa contribuir para uma sondagem em relação às ideias e concepções acerca da temática arte e ciência. A elaboração de projetos estruturados pelos estudantes, conforme organização planejada, teve como base uma unidade didática a fim de nortear as produções artísticas ou científicas como vídeos, animações, composições e mapas mentais. As produções foram apresentadas em sala de aula e depois compartilhadas em um blog, concretizando o produto educacional. Com base na análise de conteúdo, os resultados demonstraram a necessidade de mobilizar ações que contribuam para o engajamento do estudante na construção do próprio conhecimento, entendendo-o como parte do processo, além das relações interpessoais, bem como a necessidade de buscar ampliar espaços de acesso à arte e a ciência que fomentem sua participação a fim de promover as interações entre ambas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.en | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science - Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Título: dc.title | A contribuição da arte para a alfabetização científica e tecnológica no ensino médio usando uma abordagem Steam | - |
| Título: dc.title | The contribution of art to scientific and technological literacy in high school using a Steam approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: