Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ozelame, Diego Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Ozelame, Diego Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Eduarda Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Fujii, Rosangela Araujo Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Megui Samara dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104380 | - |
Descrição: dc.description | Given the importance of didactic plans that explore the theme of Water Resources with active methodologies, this project aims to present a didactic proposal as an educational product created through an Investigative Teaching Sequence (SEI) with the theme of Water Resources, which emphasizes the importance of reuse and conservation of one of the most important existing natural resources for the survival of life on planet earth. The construction of this educational product was based on the perspective of Teaching by Investigation, in which, the insertion of the investigative practice in the teaching of Natural Sciences favors the student's learning process, allowing the students to carry out actions that are close to the scientific practice, elaborating hypotheses based on their previous knowledge, giving them the autonomy to think and develop their own critical thinking. In addition to the opportunity to create hypotheses, students will be able to carry out investigations to find solutions or answers to any proposed situation. The educational product was produced through three moments, namely problematization, resolution and systematization of knowledge, in which each moment was divided between problematization, contextualization, investigation, resolution, systematization and evaluation. This proposal is shown as a product that favors a more effective learning in accordance with current research in the area of teaching Natural Sciences, enabling the critical and reflective development of the student | - |
Descrição: dc.description | Visto a importância de planejamentos didáticos que explorem sobre o tema de Recursos Hídricos com metodologias ativas, este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta didática como produto educacional criado através de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com o tema Recursos Hídricos, que salienta a importância do reuso e da conservação de um dos recursos naturais existentes mais importante para sobrevivência da vida no planeta terra. A construção deste produto educacional foi baseada na perspectiva do Ensino por Investigação, no qual, a inserção da prática investigativa no ensino de Ciências da Natureza favorece o processo de aprendizagem do aluno, possibilitando que os alunos realizem ações que se aproximam ao fazer científico, elaborando hipóteses a partir de seus conhecimentos prévios, dando-lhes a autonomia de pensar e desenvolver seu próprio pensamento crítico. Além da oportunidade criar hipóteses, os alunos poderão realizar investigações para encontrar soluções ou respostas de qualquer situação proposta. O produto educacional foi produzido através de três momentos, sendo a problematização, resolução e a sistematização do conhecimento, em que cada momento foi dividido entre a problematização, contextualização, investigação, resolução, sistematização e avaliação. Esta proposta se mostra como um produto que favorece um aprendizado mais eficaz em acordo com as pesquisas atuais na área de ensino das Ciências da Natureza, possibilitando o desenvolvimento crítico e reflexivo do estudante | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Santa Helena | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Reuso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water reuse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recycling (Waste, etc.) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Racionalização de recursos hídricos: sequência didática para o ensino de ciências da natureza | - |
Título: dc.title | Rationalization of water resources: didactic sequence for teaching natural sciences | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: