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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brum Junior, Sérgio Antônio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Savaris, Gustavo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Guilherme Alan Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brum Junior, Sérgio Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Hoffmann, Luana Gabriela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15692 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104357 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta o processo de modelagem de uma prova de carga estática, através do método dos elementos finitos, utilizando um programa computacional, com o objetivo de determinar a carga de ruptura de uma estaca escavada e seu respectivo recalque no solo da região Oeste do Paraná. A validação do modelo foi feita buscando reproduzir uma prova de carga realizada na região. Para isto, foram determinados parâmetros geotécnicos iniciais através de pesquisas bibliográficas para serem adotados na modelagem, em seguida, verificaram-se como tais parâmetros influenciam o comportamento solo e estrutura. Os parâmetros geotécnicos possuíram influência direta sobre o desempenho do modelo para a faixa de variação estudada, ou seja, quanto maior o valor do parâmetro menor foram os deslocamentos e por consequência maior é a carga de ruptura. Para atingir o objetivo da pesquisa variaram-se o módulo de elasticidade, o coeficiente de aderência e a coesão, até atingir uma curva de carga aplicada x deslocamento que reproduzisse a carga de ruptura e o recalque obtidos pela prova de carga utilizada na validação. Com os valores dos parâmetros que atingiram os resultados esperados, propuseram-se equações em função do índice de resistência a penetração do solo (SPT), para que estes possam ser utilizados em outras simulações de provas de carga estáticas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fundações (Engenharia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mecânica do solo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método dos elementos finitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foundations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soil mechanics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
| Título: dc.title | Simulação numérica de prova de carga de estaca escavada na região oeste do Paraná | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
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