Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | - |
Autor(es): dc.contributor | Orssatto, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Frare, Laercio Mantovani | - |
Autor(es): dc.creator | Cruzeiro, Jéssica Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104336 | - |
Descrição: dc.description | The Management of Solid Waste in Urban Environments is an environmental issue that is currently on the rise in debates. One of the ways used to solve the problem is the selective collection of recyclable solid waste, in the form of associations and cooperatives, however this sector still lacks investment, support from both public power and civil society. The present work aimed to evaluate the selective collection in the municipality of Medianeira - Paraná. As a result, it was found that currently the municipality collects 31 tons per month, but with the potential for 228 tons per month. It was verified that the main problem for the collection in the municipality of Medianeira to be efficient is the lack of awareness and participation of the population. As environmental education about selective collection is a key step for these numbers to be closer to the ideal, six proposals for Environmental Education were presented with the objective of promoting the municipal sector responsible for solid waste of strategies to provide awareness of citizens and held environmental education activities with ASSAMA associates to better understand their roles in society and their importance. | - |
Descrição: dc.description | A Gestão de Resíduos Sólidos em Ambientes Urbanos é uma problemática ambiental que está em alta nos debates atualmente. Uma das formas utilizadas na solução do problema é a coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis, na forma de associações e cooperativas, no entanto esse setor ainda carece de investimento, apoio tanto do poder público com da sociedade civil. O presente trabalho objetivou avaliar a coleta seletiva no município de Medianeira – Paraná. Como resultados constatou-se que atualmente o município coleta 31 toneladas mensais, mas tendo potencial para 228 toneladas mensais. Foi verificado que o principal problema para que a coleta no município de Medianeira seja eficiente e falta de conscientização e participação da população. Como a educação ambiental acerca da coleta seletiva é um passo primordial para que esses números fiquem mais próximos do ideal apresentou seis propostas de Educação Ambiental com objetivo de fomentar o setor municipal responsável pelos resíduos sólidos de estratégias para proporcionar a conscientização dos munícipes e realizou-se atividades de educação ambiental com os associados ASSAMA para melhor percepção de seus papeis na sociedade e a importância dos mesmos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Gestão Ambiental | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão integrada de resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associações, instituições, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrated solid waste mangement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associations, institutions, etc. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | - |
Título: dc.title | Análise da coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis e a necessidade de educação ambiental no município de Medianeira - Paraná | - |
Título: dc.title | Analysis selective collection of recyclable solid waste and the need for environmental education in the municipality of Medianeira - Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: