Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Merli, Renato Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Heloísa Cristina da | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Spohr, Ana Maria Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30648 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104262 | - |
Descrição: dc.description | Since Basic Education, there has been a dissociation between learning and pleasure, that is, in people’s imagination, learning is boring. In Higher Education, it is no different; in undergraduate courses, for example, methodologies are discussed that approach mathematics through play, but these are rarely used in the disciplines themselves. This work aims to contribute to the improvement of teaching and learning in the History of Mathematics subject of a Mathematics Degree course. The focus of this work is on the development of the design of a pedagogical digital game, which provides the learning of mathematical content in a pleasant way and based on the History of Mathematics. Initially, studies were carried out on game design and pedagogical games, as well as on the History of Mathematics. Subsequently, and from the theoretical framework investigated, the game design was elaborated. The developed design was thought for a digital game, but, with some adaptations, it can be physically made and used in the classroom. As a result of the research, it is expected that the game will contribute positively to the learning of historically constituted mathematics content. | - |
Descrição: dc.description | Desde a Educação Básica, existe uma dissociação entre o aprendizado e o prazer, ou seja, no imaginário das pessoas, aprender é chato. No Ensino Superior, não é diferente; nas licenciaturas, por exemplo, são discutidas metodologias que abordam a matemática por meio do lúdico, mas que raramente são utilizadas nas próprias disciplinas. Este trabalho visa contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem na disciplina de História da Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática. O foco deste trabalho está no desenvolvimento do design de um jogo digital pedagógico, que proporcione o aprendizado dos conteúdos matemáticos de modo prazeroso e baseados na História da Matemática. Inicialmente, foram realizados estudos sobre design de Games e de games pedagógicos, bem como sobre a História da Matemática. Na sequência, e a partir do referencial teórico investigado, o design do jogo foi elaborado. O design desenvolvido foi pensado para um jogo digital, mas, com algumas adaptações, ele pode ser confeccionado fisicamente e utilizado em sala de aula. Como resultado da pesquisa, espera-se que o jogo contribua positivamente para a aprendizagem dos conteúdos de matemática historicamente constituídos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Historiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Clash of math: design de um jogo pedagógico digital para o ensino de história da matemática | - |
Título: dc.title | Clash of Math: design of a digital pedagogical game for teaching the History of Mathematics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: