Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Alcione José Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Alcione José Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cristiane Aparecida de Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Avila, Anny Karolini de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104249 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Guia prático para meditação com crianças que frequentam sala de recursos multifuncionais | - |
Descrição: dc.description | This bibliographical and qualitative research refers to the technique of meditation applied in school education and its benefits for mental and physical health of children who attend the Multifunctional Resource Room (MRR), a pedagogical space that aims to complement the schooling of students with special needs, enrolled in regular education. The research sought to support teachers of the Specialized Educational Service (SES), in defense of meditation as a practice that is part of the routine of this space and used to calm children, used to help them in learning, reduce anxiety and provide greater concentration for the development of playful activities. Thus, this work aimed to evaluate what benefits meditation can bring to the educational practice of students who attend the Multifunctional Resource Rooms, evidenced in studies conducted by teachers in continuing education through the Educational Development Program (PDE SEED/PR), between the years 2007 and 2016. The studies and results enabled the preparation of a didactic and informative booklet in order to contribute to the SRM teacher. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa de caráter bibliográfica e abordagem qualitativa, refere-se à técnica da meditação aplicada no ensino escolar e seus benefícios para saúde mental e física de crianças que frequentam Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço pedagógico que visa complementar a escolarização de alunos com necessidades especiais, matriculados no ensino regular. A pesquisa buscou subsidiar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em defesa da meditação como uma prática que faça parte da rotina desse espaço e utilizada para acalmar as crianças, utilizada para auxiliá-las na aprendizagem, diminuir a ansiedade e proporcionar maior concentração para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Assim, este trabalho objetivou avaliar que benefícios a meditação pode trazer para a prática educativa de alunos que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais, evidenciados em estudos realizados por professores em formação continuada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE SEED/PR), entre os anos de 2007 e 2016. Os estudos e resultados possibilitaram a elaboração de uma cartilha didática e informativa com o intuito de contribuir com o professor das SRM. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meditação - Uso terapêutico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meditation - Therapeutic use | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais | - |
Título: dc.title | The meditation technique as pedagogical practice in multifunctional resource rooms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: