A técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBueno, Alcione José Alves-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBueno, Alcione José Alves-
Autor(es): dc.contributorAntiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
Autor(es): dc.contributorLima, Cristiane Aparecida de Pereira-
Autor(es): dc.creatorAvila, Anny Karolini de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:55:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:55:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36783-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104249-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Guia prático para meditação com crianças que frequentam sala de recursos multifuncionais-
Descrição: dc.descriptionThis bibliographical and qualitative research refers to the technique of meditation applied in school education and its benefits for mental and physical health of children who attend the Multifunctional Resource Room (MRR), a pedagogical space that aims to complement the schooling of students with special needs, enrolled in regular education. The research sought to support teachers of the Specialized Educational Service (SES), in defense of meditation as a practice that is part of the routine of this space and used to calm children, used to help them in learning, reduce anxiety and provide greater concentration for the development of playful activities. Thus, this work aimed to evaluate what benefits meditation can bring to the educational practice of students who attend the Multifunctional Resource Rooms, evidenced in studies conducted by teachers in continuing education through the Educational Development Program (PDE SEED/PR), between the years 2007 and 2016. The studies and results enabled the preparation of a didactic and informative booklet in order to contribute to the SRM teacher.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de caráter bibliográfica e abordagem qualitativa, refere-se à técnica da meditação aplicada no ensino escolar e seus benefícios para saúde mental e física de crianças que frequentam Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), espaço pedagógico que visa complementar a escolarização de alunos com necessidades especiais, matriculados no ensino regular. A pesquisa buscou subsidiar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em defesa da meditação como uma prática que faça parte da rotina desse espaço e utilizada para acalmar as crianças, utilizada para auxiliá-las na aprendizagem, diminuir a ansiedade e proporcionar maior concentração para o desenvolvimento de atividades lúdicas. Assim, este trabalho objetivou avaliar que benefícios a meditação pode trazer para a prática educativa de alunos que frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais, evidenciados em estudos realizados por professores em formação continuada pelo Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE SEED/PR), entre os anos de 2007 e 2016. Os estudos e resultados possibilitaram a elaboração de uma cartilha didática e informativa com o intuito de contribuir com o professor das SRM.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectMeditação - Uso terapêutico-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectChildren with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectMeditation - Therapeutic use-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleA técnica de meditação como prática pedagógica em salas de recursos multifuncionais-
Título: dc.titleThe meditation technique as pedagogical practice in multifunctional resource rooms-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.