Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Mikosz | - |
Autor(es): dc.contributor | Setti, Mariangela de Oliveira Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marília Abrahão | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marcelo Mikosz | - |
Autor(es): dc.creator | Loguetta, Cristiane Mara | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marlon Bill | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104228 | - |
Descrição: dc.description | This document brings a study upon curriculum changes applied to the Bachelor in Information Systems course provided by the Federal Technological University of Paraná. Through observation and analysis of data associated to academic progress of students recently graduated or currently subscribed to the course, this study aims towards evaluation of impacts mapped to curriculum changes by leveraging quantitative comparisons of results achieved by students who went through the previous curriculum scheme. The years elected as within scope for this analysis are the second and third of the whole course duration, more specifically, from the third to the sixty semesters of lecture, for a more detailed analysis on change impacts, since this is the time frame affected the most by the changes of curriculum. It is within expectations to demonstrate how some academic progress indicators behaved throughout this period, such as evasion levels, diversity of trail decisions by students and graduation instances. Through these means, it is also hoped to provide contributions to discussions surrounding the course framework adopted by the institution and that which is expected by society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um estudo sobre a reorganização curricular no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A partir da observação e análise dos dados referentes ao progresso acadêmico dos alunos matriculados nesse curso, o trabalho tem por objetivo avaliar os impactos da mudança de matriz curricular, comparando quantitativamente com os resultados alcançados pelos discentes que cursaram a graduação na matriz anterior. Foi estipulado o período que compreende do segundo ao terceiro ano do curso, terceiro ao sexto período, para análise mais detalhada dos impactos da mudança, pois nesse período ocorrem as principais divergências entre as duas grades ofertadas. Espera-se demonstrar de que maneira foram afetados alguns indicadores do curso, como nível de evasão, diversidade na escolha de matérias ofertadas e índice de titulação. Desta forma, contribuindo para o debate sobre a relação entre o modelo de curso ofertado pela instituição pública e os resultados esperados pela sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Sistemas de Informação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Mudança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação - Estudo e ensino (Superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology - Study and teaching (Higher) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | - |
Título: dc.title | Análise de resultados da reformulação de grade de bacharelado de Sistemas de Informação | - |
Título: dc.title | Analysis of the results from the reformulation of the curriculum for the bachelor degree in Information Systems | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: