
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Schvirck, Eliandro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antonelli, Ricardo Adriano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valmorbida, Sandra Mara Lesbik | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Everton Lucas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:54:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:54:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28275 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104062 | - |
| Descrição: dc.description | Faced with a complex financial market, with numerous financial products, knowledge related to the context of finance becomes important for everyday decisions in personal and professional life, especially when organizing a control of income and expenses. Thus, the rate of indebted people becomes increasingly worrying, due to the fact that they do not know how to do financial planning, or because they did not have basic financial education to better manage their resources. Thus, this study aimed to identify the perception about financial education of employees of a food company and academics of a public higher education institution. Data collection was performed through a questionnaire, based on research instruments from the studies by Radaelli (2018), which was applied online to the sample selected for the study. 104 questionnaires valid for the proposed study were collected. The results were evaluated using descriptive statistics and the application of the chi-square test. In general terms, the results showed that the financial perception of company professionals and university academics cannot be differentiated. It is noteworthy that 90.40% of respondents reported that they monitor their expenses, which indicates a concern with the structure of personal finance. | - |
| Descrição: dc.description | Diante de um mercado financeiro complexo, com inúmeros produtos financeiros, o conhecimento relacionado ao contexto de finanças torna-se importante para decisões cotidianas na vida pessoal e profissional, especialmente na organização de um controle de receitas e despesas. Dessa maneira, torna-se cada vez mais preocupante o índice de pessoas endividadas, pelo fato de não saber fazer um planejamento financeiro, ou por não ter tido uma educação financeira básica para gerir melhor seus recursos. Dessa forma, este estudo teve por objetivo identificar a percepção sobre educação financeira dos colaboradores de uma empresa do ramo alimentício e de acadêmicos de uma instituição de ensino superior pública. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, com base nos instrumentos de pesquisa dos estudos de Radaelli (2018), que foi aplicado de maneira on-line para a amostra selecionada para o estudo. Foram coletados 104 questionários válidos para o estudo proposto. Os resultados foram avaliados por meio de estatística descritiva e com a aplicação do teste qui-quadrado. Em linhas gerais, os resultados mostraram que não se pode diferenciar a percepção financeira dos profissionais da empresa e dos acadêmicos da universidade. Destaca-se que, 90,40% dos respondentes, informaram que realizam o monitoramento dos seus gastos, o que indica uma preocupação com a estrutura das finanças pessoais. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis | - |
| Publicador: dc.publisher | Ciências Contábeis | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dívidas pessoais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Investments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Personal debt | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | - |
| Título: dc.title | Diagnóstico da percepção sobre educação financeira em acadêmicos de uma IES e colaboradores de uma empresa | - |
| Título: dc.title | Diagnosis of the perception on financial education in academics of a HEI and employees of a company | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: