Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sérgio de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mammana, Victor Pellegrini | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-5797-5656 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1233426348464268 | - |
Autor(es): dc.contributor | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | - |
Autor(es): dc.contributor | Capelo, Luciane Portas | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3004-1220 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8886962185715422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sérgio de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2407-4878 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2861766195446524 | - |
Autor(es): dc.creator | Tozzi, Elaine da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:54:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:54:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31581 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1104058 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Revisão do documento de referência do programa WASH; Vídeo/entrevista: Papert e Afira Ripper | - |
Descrição: dc.description | The Software and Hardware Workshop for Geeks, known as WASH, is Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) basedd effort that has been running since 2013 in dozens of Brazilian municipalities and with thousands of children attending. After yearss of practice, the main characteristics were grouped in the Reference Document published in 2018, attached to Federal Ordinance regiss tered as CTI 178/2018. This research is divided into 2 axes: historiographical method (axis 1) and the use of structured queries appplied to a database specially designed and developed to produce managerial indicators (axis 2). The work sought to compare, from the definitions of the Reference Document, “what WASH would like to have been” with “what WASH managed to be”, the latter being a resultt from the overall analysis produced by this dissertation. To objectify this comparison, six hypotheses were formulated, based on thee Reference Document, which at the end of the work were submitted to validation. The analysis of the successes and failures of this vv alidation allowed producing a revision of the Reference Document, which is the main educational product of this dissertation, a mandd atory requirement for obtaining the Master’s degree. Added to this educational product is the interview with Prof. Afira Ripper, onee of the elements used for the analysis in axis 1 and, also, a very rare testimony about the coming of Seymour Papert to Brazil at thh e end of the last century. | - |
Descrição: dc.description | O Programa Workshop de Aficionados por Software e Hardware (WASH), de educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) é executado desde 2013 em dezenas de municípios brasileiros e com milhares de crianças atendidas. Após anos de prática, as características principais foram agrupadas no Documento de Referência publicado em 2018, anexado à Portaria CTI 178/2018. Esta pesquisa é dividida em 2 eixos: método historiográfico (eixo 1) e o emprego de consultas estruturadas a uma base de dados especialmente desenvolvida para produzir os indicadores (eixo 2). O trabalho buscou comparar, a partir das definições do Documento de Referência, “o que o WASH gostaria de ter sido” com “o que o WASH conseguiu ser”, comparação que se sustenta nos achados do capítulo de Resultados e Análise desta dissertação. Para objetivar essa comparação, foram formuladas seis hipóteses, a partir do Documento de Referência, que ao final do trabalho foram submetidas a uma validação. A análise dos sucessos e insucessos dessa validação permitiu produzir uma revisão do Documento de Referência, a qual é o principal produto educacional desta dissertação. Agrega-se a esse produto educacional a entrevista com a Profa. Dra Afira Vianna Ripper, um dos elementos usados para a análise no eixo 1 e, também, um testemunho ocular bastante raro sobre a vinda de Seymour Papert ao Brasil no final do século passado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papert, Seymour | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | História e caracterização de 10 anos do WASH: um programa heterárquico de aprendizagem STEAM | - |
Título: dc.title | History and characterization of a decade of WASH: a heterarchical STEAM education program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: