Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Porfirio, Andres Jessé | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Hermano | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Carolina Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:54:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:54:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11841 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103910 | - |
Descrição: dc.description | The technological evolution has allowed the use of new approaches in the teachinglearning process. Serious games are featured as a special category of games aimed at the transmisson of specific contents and educational purposes. Concerns to the player the environment exploration to understand concepts and then solve the proposed problems. In the teaching of Computer Programming, the approach employed by serious games is potentially beneficial in student motivation. This approach can be used to reduce the high evasion level in Computing courses. Because of that, this research aimed to study about serious games and develop a prototype intended for introductory Object Oriented. However, it is noteworthy to mention that, for the prototype, were only considered the following topics: (1) classes and objects; (2) attributes and methods; (3) the if-else conditional statement; and (4) the while repetition statement. | - |
Descrição: dc.description | A evolução tecnológica tem permitido o emprego de novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. Os serious games são destacados como uma categoria especial de jogos voltada à transmissão de conteúdos e finalidades educacionais específicas. Cabe ao jogador explorar o ambiente para compreender conceitos, e então resolver os problemas propostos. No contexto do ensino de Programação de Computadores, a abordagem empregada pelos serious games é potencialmente benéfica na motivação do aluno. Esta abordagem pode ser utilizada para diminuir o alto nível de evasão dos cursos na área de Computação. Frente a isto, esta pesquisa objetivou estudar sobre serious games e desenvolver um protótipo que se insere na área introdutória de Orientação a Objetos. Contudo, ressalta-se que para o protótipo foram apenas considerados os seguintes tópicos: (1) classes e objetos; (2) atributos e métodos; (3) estrutura condicional if-else; e (4) estrutura de repetição while. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Serious game como objeto de aprendizagem para programação de computadores | - |
Título: dc.title | Serious game as learning object for computer programming | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: