Demonstração de fórmulas matemáticas no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6350802854129333-
Autor(es): dc.contributorTocha, Neusa Nogas-
Autor(es): dc.contributorBarreda, Manuel Jesus Cruz-
Autor(es): dc.contributorAdames, Márcio Rostirolla-
Autor(es): dc.creatorAbril, Roman Hector-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:53:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:53:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103849-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to analyze the validity of working with proofs in the classroom and to present a partial list of proofs of mathematical formulae of the Brazilian secondary/high school curriculum. The adaptation of the proofs into the knowledge and abilities of a secondary school student should also be considered. How the teaching of proofs is treated in official publications in Brazil and other countries is also described. Working with proofs provides a number of benefits to the students, including: the development of logical reasoning, argumentative capacity, analytical skills on a daily basis, as well as motivation and a better understanding of mathematics as a science. The convenience of including the teaching of proofs in Brazilian secondary school curriculum and the need of a balance between the abstraction of proofs and contextualization of the school programmes is discussed. The approach of the proof teaching in the classroom can become a motivating factor or, conversely, a discouraging one. The conclusion is that it would be very useful to create a reference list covering the mathematical expressions of school programmes with their respective proofs that can be understood by secondary school students.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é analisar a validade de trabalhar com demonstrações em sala de aula e apresentar uma lista parcial de demonstrações de fórmulas matemáticas presentes no currículo de Ensino Médio brasileiro. Considera-se, também, a adaptação da demonstração ao conhecimento e à capacidade do aluno de Ensino Médio. Descreve-se também de que forma o ensino de demonstrações é tratado nas publicações oficiais no Brasil e de outros países. Apresentam-se os diversos benefícios que o trabalho com demonstrações traz ao aluno, dentre eles: o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade argumentativa, da capacidade analítica no dia a dia, além da motivação e da melhor compreensão da Matemática como Ciência. Discute-se a conveniência de inserir o ensino das demonstrações no currículo brasileiro do Ensino Médio e a necessidade de um equilíbrio entre a abstração das demonstrações e a contextualização do conteúdo em sala de aula. A forma de abordagem das demonstrações em sala de aula pode se tornar um fator motivador ou, ao contrário, desestimulante à aprendizagem. Conclui-se ser de grande utilidade a criação de uma lista de referência abrangendo as expressões matemáticas do conteúdo curricular com suas respectivas demonstrações, que possam ser compreendidas pelo aluno de Ensino Médio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLógica-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLogic-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleDemonstração de fórmulas matemáticas no ensino médio-
Título: dc.titleProof of maths formulae in secondary/high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.