Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tocha, Neusa Nogas | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6350802854129333 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tocha, Neusa Nogas | - |
Autor(es): dc.contributor | Barreda, Manuel Jesus Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Adames, Márcio Rostirolla | - |
Autor(es): dc.creator | Abril, Roman Hector | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:53:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:53:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103849 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to analyze the validity of working with proofs in the classroom and to present a partial list of proofs of mathematical formulae of the Brazilian secondary/high school curriculum. The adaptation of the proofs into the knowledge and abilities of a secondary school student should also be considered. How the teaching of proofs is treated in official publications in Brazil and other countries is also described. Working with proofs provides a number of benefits to the students, including: the development of logical reasoning, argumentative capacity, analytical skills on a daily basis, as well as motivation and a better understanding of mathematics as a science. The convenience of including the teaching of proofs in Brazilian secondary school curriculum and the need of a balance between the abstraction of proofs and contextualization of the school programmes is discussed. The approach of the proof teaching in the classroom can become a motivating factor or, conversely, a discouraging one. The conclusion is that it would be very useful to create a reference list covering the mathematical expressions of school programmes with their respective proofs that can be understood by secondary school students. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é analisar a validade de trabalhar com demonstrações em sala de aula e apresentar uma lista parcial de demonstrações de fórmulas matemáticas presentes no currículo de Ensino Médio brasileiro. Considera-se, também, a adaptação da demonstração ao conhecimento e à capacidade do aluno de Ensino Médio. Descreve-se também de que forma o ensino de demonstrações é tratado nas publicações oficiais no Brasil e de outros países. Apresentam-se os diversos benefícios que o trabalho com demonstrações traz ao aluno, dentre eles: o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade argumentativa, da capacidade analítica no dia a dia, além da motivação e da melhor compreensão da Matemática como Ciência. Discute-se a conveniência de inserir o ensino das demonstrações no currículo brasileiro do Ensino Médio e a necessidade de um equilíbrio entre a abstração das demonstrações e a contextualização do conteúdo em sala de aula. A forma de abordagem das demonstrações em sala de aula pode se tornar um fator motivador ou, ao contrário, desestimulante à aprendizagem. Conclui-se ser de grande utilidade a criação de uma lista de referência abrangendo as expressões matemáticas do conteúdo curricular com suas respectivas demonstrações, que possam ser compreendidas pelo aluno de Ensino Médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Demonstração de fórmulas matemáticas no ensino médio | - |
Título: dc.title | Proof of maths formulae in secondary/high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: