Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Halmeman, Maria Cristina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Halmeman, Maria Cristina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Paula Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Halmeman, Radames Juliano | - |
Autor(es): dc.contributor | Pierozan, Rodrigo Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Saido, Vinicius Eichi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:53:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:53:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103685 | - |
Descrição: dc.description | Brazil possesses vast potential for photovoltaic energy generation. In Brazil, a substantial portion of the electricity supply is derived from hydroelectric plants, which, despite utilizing a renewable resource, result in considerable environmental and social impacts. These include the destruction of native vegetation, river diversion, and disruptions to local communities. Given this context, solar energy emerges as an excellent alternative, as it reduces greenhouse gas emissions, decreases reliance on the petroleum market, and harnesses an inexhaustible resource4the sun. This study presents an analysis of the technical and economic feasibility of implementing a photovoltaic system in a municipal school in the city of Campo Mourão. The assessment is based on the most advantageous budget proposal obtained, complemented by economic engineering analysis tools. The results obtained showed an IRR of 27%, which is higher than the adopted Minimum Attractiveness Rate (MAR) of 12.25%. The NPV was R$ 37,648.60 for a 10-year period, with an ROI of 17.42% and a payback period of 3 years. Considering these figures, it is concluded that the economic feasibility of the photovoltaic system in the school under study is satisfactory. | - |
Descrição: dc.description | O Brasil dispõe de um enorme potencial para geração de energia fotovoltaica. No Brasil grande parte da energia vem de usinas hidrelétricas, que embora faça uso de um recurso natural, acabam causando grandes impactos ambientais e sociais, como, destruição da vegetação nativa, desvio de rios, impacto na comunidade local. Com isso a utilização da energia solar é uma excelente opção, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa, diminuindo a dependência do mercado de petróleo e fazendo uso de um recurso inesgotável, o sol. Este trabalho trata de uma análise da viabilidade técnica e econômica de um sistema fotovoltaico em uma escola municipal na cidade de Campo Mourão, a partir da melhor proposta orçamentária adquirida, juntamente com ajuda de meios de análise de engenharia econômica. E os resultados obtidos apresentaram um TIR de 27%, valor maior que a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) adotada, de 12,25, o valor do VPL de R$ 37.648,60 para um intervalo de 10 anos, ROI de 17,42% e um payback de 3 anos, levando estes dados em conta, conclui-se que a viabilidade econômica do sistema fotovoltaico na escola em estudo é satisfatória | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geração distribuída de energia elétrica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solar radiation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact statements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renewable energy sources | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distributed generation of electric power | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da viabilidade técnica e econômica de um sistema fotovoltaico em uma escola municipal de Campo Mourão – PR | - |
Título: dc.title | Analysis of the technical and economic feasibility of a photovoltaic system in a municipal school in Campo Mourão, Paraná, Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: