
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Nelson dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Ricardo dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivone Teresinha Carletto | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Marcos Martins do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:53:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:53:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26824 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103626 | - |
| Descrição: dc.description | This work had as its theme the use of new technologies in the teaching of History and Geography, because they are important resources to develop intellectual skills. The student can use these resources to record their ideas, give their opinion, and build knowledge. The research is classified as bibliographic of qualitative nature. Thus, its justification was based on the need to recognize the role of technology in education and the learning process of the disciplines mentioned above. To this end, the main objective of the research was to know and understand the use of these new technologies in the teaching of history and geography. For this, several sources and scholars of the subject were used. When completing the work, the need for articulation between the disciplines of History and Geography and technology was evidenced, and it was up to the teacher to assist the students in their formation in this new context, enabling them to collectively develop aspects inherent to the construction of knowledge. For this, it is essential that the teacher master the content to be taught in these two disciplines and that there is interaction and socialization between the students and the teacher, which will lead the student to the construction of the desired meaningful learning. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática o uso das novas tecnologias no ensino de História e Geografia, pois são recursos importantes para desenvolver as habilidades intelectuais. O aluno pode utilizar esses recursos para registrar suas ideias, opinar e construir conhecimentos. A pesquisa realizada classifica-se como bibliográfica de natureza qualitativa. Dessa forma, sua justificativa pautou-se pela necessidade de se reconhecer a função da tecnologia na educação e o processo de aprendizagem das disciplinas acima referidas. Para tanto, a pesquisa teve como objetivo principal conhecer e compreender o uso dessas novas tecnologias no ensino de história e geografia. Para isso, recorreu-se a várias fontes e estudiosos do assunto. Ao se concluir o trabalho, evidenciou-se a necessidade da articulação entre as disciplinas de História e Geografia e a tecnologia, cabendo ao professor auxiliar os alunos em sua formação nesse novo contexto, possibilitando que desenvolvam coletivamente aspectos inerentes à construção do conhecimento. Para isso, é fundamental que o professor domine o conteúdo a ser ministrado nessas duas disciplinas e que haja interação e socialização entre os alunos e o professor, o que levará o aluno à construção da almejada, aprendizagem significativa. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | O uso das novas tecnologias no ensino de história e geografia | - |
| Título: dc.title | The use of new technologies in the teaching of history and geography | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: