Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Gritti, Letícia Lemos | - |
Autor(es): dc.contributor | Dagios, Marcele Garbin | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Lahara Vitória de | - |
Autor(es): dc.creator | Mohr, Nicólly Nételly | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:52:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:52:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103563 | - |
Descrição: dc.description | This study, of theoretical-bibliographical nature, analyzed research on the teaching-learning process of Portuguese as an Additional Language (PLA) by native Spanish immigrants. Specifically, phonetic-phonological issues of Spanish and Portuguese were analyzed regarding their vowel systems, focusing on the acquisition, perception, and pronunciation of the middle vowels /e/ - /ε/ and /o/ - /၁/, in pairs such as “seco – sεco; soco – s၁co” by Spanish speakers. The objective of this study was to select and analyze academic articles that dealt with learning PLA middle vowels associated with the concept of intelligibility. The corpus presented three scientific articles, selected and filtered by determining criteria, namely, (a) the use of the concept of intelligibility; (b) the production and/or perception of Brazilian Portuguese middle vowels; (c) the involvement of Spanish speakers as PLA learners. Data analysis, observed in the light of the theoretical assumptions of the perception and production of tonic mid vowels and the concept of intelligibility, allowed us to verify that Spanish speakers tend not to fully produce the acoustic difference between /e/ - /ε/ and /o / - /၁/ of Portuguese, with an associative inclination to the categories existing in their L1 system, Spanish, and the overlapping of sounds. However, data found in the selected research showed that, even though the production of Portuguese low-middle vowels was not fully achieved, the production of Spanish speakers was evolving, providing utterances that reached the intelligibility of Brazilian listeners. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, de cunho teórico-bibliográfico, analisou pesquisas a respeito do processo de ensino-aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA) para imigrantes nativos do espanhol. Em específico, foram analisadas questões fonético-fonológicas do espanhol e do português quanto aos seus sistemas vocálicos, com enfoque na aquisição, percepção e pronúncia das vogais médias /e/ - /ε/ e /o/ - /၁/, em pares de sons como em “seco – sεco; soco – s၁co”, pelos hispanofalantes. O objetivo do trabalho foi levantar referências que tratassem da aprendizagem das vogais médias do PLA com vistas à perspectiva da inteligibilidade. O corpus do trabalho contou com três trabalhos científicos, selecionados e filtrados por critérios determinantes, a saber, (a) a contemplação do conceito de inteligibilidade; (b) a produção e/ou percepção das vogais médias do Português Brasileiro; (c) o envolvimento dos hispanofalantes como aprendizes de PLA. A análise dos dados, observados à luz de pressupostos teóricos de percepção e produção das vogais médias tônicas e do conceito de inteligibilidade, permitiu verificar que os hispanofalantes tendem a não produzir totalmente a diferença acústica entre /e/ - /ε/ e /o/ - /၁/ do português, com inclinação associativa às categorias existentes em seu sistema linguístico materno, o espanhol, e a sobreposição de sons. Contudo, os dados encontrados na bibliografia mostraram que, mesmo não atingindo plenamente a produção das vogais média-baixas do português, as produções dos hispanofalantes evoluíram com o tempo, proporcionando enunciados que alcançaram a inteligibilidade por parte dos ouvintes brasileiros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 4.0 International | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Clareza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Readability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phonetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Second language acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Inteligibilidade na aprendizagem das vogais médias do português brasileiro por falantes nativos do espanhol | - |
Título: dc.title | Intelligibility in the learning of middle vowels in brazilian portuguese by native spanish speakers | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: