Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goya, Alcides | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Goya, Alcides | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Joao Paulo Camargo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2920342714457251 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0078830840463434 | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Luis Rogerio Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:52:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:52:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103439 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produto educacional proposta didático metodológica "Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de energia" | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is to seek to understand what students understand about the Energy curricular content, especially its main aspects, such as the scientific concepts of energy and energy as a quantity, that is, the numerical value of energy in joules involved in various everyday processes. To this end, we started from Moreira's assumptions for the production of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), in which content related to the theme of Energy was worked on with students in the 8th year of the Elementary School Science subject Final Years. The research was carried out mainly through data collection via questionnaires and work with mental maps, with the help of notes in the researcher's diary and unstructured interviews. The results obtained demonstrated that students have little understanding of the proposed topic, having only superficial knowledge, that involved in everyday life, presenting difficulties in understanding energy as an issue that involves numerical quantities. In order to remedy this situation, work with UEPS was proposed, a pedagogical tool that provided an improvement in student learning, as it managed to relate students' previous knowledge with new knowledge (didactic content) allowing the construction of new knowledge, contributing so that learning would become meaningful for students. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo é buscar compreender o que os alunos entendem sobre o conteúdo curricular Energia, sobretudo os seus principais aspectos, como por exemplo os conceitos científicos de energia e a energia como quantidade, ou seja, o valor numérico de energia em joules envolvidos em diversos processos cotidianos. Para tal, partiu-se dos pressupostos de Moreira para a produção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), na qual trabalhou-se conteúdos relacionados a temática de Energia com alunos do 8º ano da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa foi realizada principalmente por meio da coleta de dados via questionários e o trabalho com mapas mentais, contando como o auxílio de anotações no diário do pesquisador e entrevista não-estruturada. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos possuem baixa compreensão sobre o tema proposto, possuindo apenas um conhecimento superficial, aquele envolvido no cotidiano, apresentando dificuldades em compreender a energia como uma questão que envolve grandezas numéricas. A fim de remediar essa situação, foi proposto o trabalho com UEPS, uma ferramenta pedagógica que proporcionou uma melhora no aprendizado dos alunos, pois conseguiu relacionar os conhecimentos prévios dos alunos com os novos conhecimentos (conteúdos didáticos) permitindo a construção de novos conhecimentos, contribuindo para que a aprendizagem passasse a ser significativa para os alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | O que se entende por energia e as contribuições de uma Ueps para alunos do 8º ano | - |
Título: dc.title | What is meant by energy and the contributions of a Ueps for 8th grade students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: