Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Geus, Jézili Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Natália de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Lya Carolina da Silva Mariano | - |
Autor(es): dc.creator | Felde, Gabriely Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36939 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103264 | - |
Descrição: dc.description | Music is a work of art that involves feelings and emotions. This art is free and specific contents of Science and Biology can be adapted to the classroom in the context of educational parodies, as there is a legal guarantee on paraphrases, parodies, and other arts, as long as they are not copied from the original authors. Therefore, the context of educational parodies goes beyond adaptations of stanzas, rhythm and musical notes, all this is formed in a teaching methodology, transporting in this way the content that presents various textual languages, through music it is shaped forming the content with rhythm. In this context, this study aimed to identify whether there are educational parodies related to the teaching of Science and Biology and whether these could be used in formal and non-formal teaching spaces. Therefore, initially a survey of educational parodies was carried out on the YouTube digital platform followed by the development of a didactic material, which refers to the booklet, in order to encourage the use of educational parodies in formal teaching spaces. | - |
Descrição: dc.description | A música é um trabalho artístico que envolve sentimentos e emoções. Essa arte é livre e pode-se adequar conteúdos específicos de Ciências e Biologia para sala de aula no contexto de paródias educacionais, pois há garantia legal sobre paráfrases, paródias, e outras artes, desde que não sejam copiadas das autorias originais. Sendo assim, o contexto das paródias educacionais vai além de adaptações de estrofes, ritmo e notas musicais, tudo isso se forma em uma metodologia de ensino, transportando dessa forma o conteúdo que apresenta várias linguagens textuais, por meio da música ela se molda formando o conteúdo com ritmo. Nesse contexto, este trabalho teve a intenção de identificar se há paródias educacionais relacionadas ao ensino de Ciências e Biologia e se estas poderiam ser utilizadas em espaços formais e não formais de ensino. Para tanto, inicialmente foi realizado um levantamento de paródias educacionais na plataforma digital YouTube seguida da elaboração de um material didático, que se refere à cartilha, com o intuito de incentivar o uso de paródias educacionais em espaços formais de ensino. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botany | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parodies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Paródias educacionais para o ensino de ciências e biologia | - |
Título: dc.title | Educational parody for the teaching of sciences and biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: