Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9414-1055 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4974122990012680 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kozievitch, Nádia Puchalski | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-2286-9623 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9727123750824948 | - |
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Raquel Janissek | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0657-6559 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2553432941637716 | - |
Autor(es): dc.creator | Stein, Gustavo Raphael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103243 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents an in-depth study on the dynamics of interaction and collaboration in a virtual community, specifically through the discussion fórum on the Discourse platform, an open-source tool. The work focuses on the analysis of how this platform fosters knowledge sharing and collaborative problem-solving, based on the evolution of Web 2.0 applications and the increasing importance of discussion forums. The research used a multidisciplinary approach, including netnography, natural language processing, and social network analysis, to investigate the nature of user interactions and the effectiveness of a platform such as Discourse in stimulating collective intelligence. The results obtained demonstrate that the platform not only facilitates efficient knowledge sharing but also promotes the collective construction of solutions, standing out for its functionalities in topic organization, moderation tools, and reward systems. Furthermore, the research revealed the importance of a virtual community in transforming individual knowledge into collective intelligence, offering significant contributions to knowledge management as well as to the professional and personal development of members. This work contributes to the academic understanding of virtual communities and offers practical guidelines for their effective implementation and management, underlining the relevance of discussion platforms such as Discourse in the digital age and in the context of knowledge management. The limitations of the study and recommendations for future research were discussed, highlighting the need for broader analyses and the application of new methodologies for a deeper understanding of the dynamics of virtual communities. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta um estudo aprofundado sobre a dinâmica de interação e colaboração em uma comunidade virtual, especificamente por meio do fórum de discussão na plataforma Discourse, uma ferramenta de código aberto. O trabalho se concentra na análise de como esta plataforma fomenta o compartilhamento de conhecimento e a resolução colaborativa de problemas, fundamentando-se na evolução das aplicações Web 2.0 e na importância crescente dos fóruns de discussão. A pesquisa utilizou uma abordagem multidisciplinar, incluindo netnografia, processamento de linguagem natural e análise de redes sociais, para investigar a natureza das interações dos usuários e a eficácia de uma plataforma como o Discourse em estimular a inteligência coletiva. Os resultados obtidos demonstram que a plataforma não somente facilita o compartilhamento eficiente de conhecimento, mas também promove a construção coletiva de soluções, destacando-se pelas suas funcionalidades de organização de tópicos, ferramentas de moderação e sistemas de recompensa. Além disso, a pesquisa revelou a importância da comunidade virtual na transformação do conhecimento individual em inteligência coletiva, oferecendo contribuições significativas tanto para a gestão do conhecimento quanto para o desenvolvimento profissional e pessoal dos membros. Este trabalho contribui para a compreensão acadêmica das comunidades virtuais e oferece orientações práticas para sua implementação e gestão eficazes, sublinhando a relevância das plataformas de discussão como o Discourse na era digital e no contexto da gestão do conhecimento. As limitações do estudo e as recomendações para futuras pesquisas foram discutidas, destacando-se a necessidade de análises mais amplas e a aplicação de novas metodologias para um entendimento ainda mais profundo das dinâmicas de comunidades virtuais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 (Sistema de recuperação da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de discussão pela Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnologia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web 2.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic discussion groups | - |
Palavras-chave: dc.subject | Swarm intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital ethnology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Fóruns de discussão e inteligência coletiva: um estudo netnográfico em uma comunidade virtual | - |
Título: dc.title | Discussion forums and collective intelligence: a netnographic study in a virtual community | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: