Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares Junior, Waldir Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares Junior, Waldir Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Caldatto, Marlova Estela | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Moisés Aparecido do | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Maria Paula dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103198 | - |
Descrição: dc.description | The objective of the following research is to perform a systematic review on productions that address the analysis of mistakes, with the ideal of defining and characterizing the kinds of mistakes that are commonly made by students while learning the concept and application of functions. It shall be addressed the concepts of function, linear function and quadratic function, contents present during the high school and college. For this research it was executed the following stages: to raise and describe the productions in an exploratory way, followed by relationating them, caracterizing and discussing the mistakes found, with the objective of understanding such mistakes and the difficulties of the students on this content. This work is being tailored based on the following questions: (1) Which are the most common kinds of mistakes commited by students when learning functions? (2) What could be the cause of such mistakes? The development of this term paper was thought in a way to facilitate the understanding and commitment of the teacher in preparing and teaching their classes, so that the students can have a better performance, be them conceptual or processual in the comprehension of the desired conjectured in the functions subject. From the performed analysis, it was concluded that, in reference of the objective of this research, with the data collected on the mistakes, it was possible to note that the mistakes brings us evidence that the relation between the commonly made mistakes comes from the lack of understanding of basic mathematical content, and also the difficulty in creating concepts in a correct way, and not only in by memorizing it without actually learning. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão sistemática de produções que abordam a análise de erros, com vistas a levantar e caracterizar os tipos de erros comumente cometidos pelos estudantes no decorrer da aprendizagem do conceito e aplicações do conteúdo de funções. Serão abordados o conceito de função, função afim e função quadrática, conteúdos estes presentes no ensino médio e ensino superior. Para esta pesquisa foram executadas as seguintes etapas: levantar e descrever as produções em cunho exploratório e em seguida relacioná-los, caracterizando e discutindo os tipos de erros encontrados a fim de compreender esses erros e as dificuldades dos alunos dentro desse conteúdo. Esse trabalho está sendo delineado a partir das seguintes questões: (1) Quais são os tipos de erros mais comuns cometidos pelos alunos quando estão aprendendo o conteúdo de funções? (2) O que poderia ser as possíveis causas desses erros? O desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso foi pensado de modo a facilitar o entendimento e comprometimento do docente ao preparar e expor suas aulas, para que seus alunos tenham melhor desempenho, sejam eles conceituais ou processuais na compreensão das conjecturas desejadas dentro do conteúdo de funções. A partir das análises realizadas concluímos que o que tange ao objetivo dessa pesquisa, com o levantamento dos tipos de erros, foi possível perceber que os erros cometidos nos trazem indícios de que a relação dos erros categorizados vem de uma lacuna nos conteúdos do Ensino fundamental comumente com a dificuldade em construir conceitos de maneira correta e não somente na forma decorativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos erros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Error analysis (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Revisão sistemática sobre análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos no conteúdo de funções | - |
Título: dc.title | Systematic review on analysis of kinds of mistakes commited by students on the subject of functions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: