Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dario, Ronie Peterson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9064-5421 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1655126205943070 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, João Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-8388-4902 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2719190119956611 | - |
Autor(es): dc.contributor | Riva, Evandro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4157173099755399 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Francismar Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3138688329297542 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maurício de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6723292953275451 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dario, Ronie Peterson | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9064-5421 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1655126205943070 | - |
Autor(es): dc.creator | Sirtoli, Felippe Carniel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29497 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103160 | - |
Descrição: dc.description | Considering the new Brazilian curriculum base for education, which introduced the concept of Formative Itineraries, we present in this work a teaching proposal on investments in stocks that can serve as a learning route in Financial Education for students in the last years of High Shcool. Initially, we seek to present to teachers and students the basic concepts and results of Markowitz’s Modern Portfolio Theory applied to the stock market. It starts with assembling an investment portfolio and the weight each financial asset represents within the portfolio, reaching the calculation of return, expected return, and investment risk. In this context, we present proposals for activities structured by level of complexity and involving High School mathematical and statistical content. | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista a nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio que introduziu o conceito de Itinerários Formativos, apresentamos neste trabalho uma proposta de ensino sobre investimentos em ações que pode servir como uma rota de aprendizagem em Educação Financeira para os estudantes na fase final da educação básica. Inicialmente buscamos apresentar aos professores e estudantes os conceitos e resultados básicos da Teoria Moderna das Carteiras de Markowitz aplicados ao mercado de ações, que abrangem desde como montar uma carteira de investimentos, o peso que cada ativo financeiro representa dentro da carteira, chegando ao cálculo de retorno, retorno esperado e risco de investimentos. Neste contexto, apresentamos então propostas de atividades estruturadas por nível de complexidade e envolvendo conteúdos matemáticos e estatísticos do Ensino Médio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carteiras (Finanças) - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações (Finanças) - Avaliação de riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risco financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investment analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portfolio management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stocks - Risk assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial risk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finance, Personal | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | A matemática básica na avaliação de investimento em ações: aplicações e propostas de ensino | - |
Título: dc.title | Basic mathematics in stock investment valuation: applications and teaching proposals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: