Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marcon, Marlon | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortoncelli, André Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Renê Pomilio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marcon, Marlon | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bruno Dewes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36184 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103092 | - |
Descrição: dc.description | This article proposes a bass learning tool aimed at helping both beginner and experienced students improve their skills on the instrument. The idea arose from the need to provide real-time feedback to musicians during practice, based on the accuracy and timing of the notes played. The result of this work is a learning tool that combines on-screen tablature display, computerized music playback, and instrument capture. This tool allows users to practice songs by following the tablature and receiving real-time feedback to enhance their performance. The simplified interface focuses on reading tablature, providing an immersive and intuitive experience. The application has no limitations on the number of available songs, allowing users to practice any song they desire. Additionally, customizable difficulty levels are available, ensuring that users of all skill levels can benefit from the tool. An audio feedback feature is also included, aimed at enhancing accessibility. It is expected that this tool will contribute to improving the bass learning process by offering an interactive and engaging practice environment. Beginner students can use the tool as a guide to learn their first songs, while experienced musicians can enjoy a more challenging experience by trying to beat their own score records on their favorite songs. | - |
Descrição: dc.description | Este artigo propõe uma ferramenta de aprendizado de contrabaixo que busca auxiliar tanto alunos iniciantes como experientes a melhorar suas competências no instrumento. A ideia surgiu da necessidade de proporcionar um feedback em tempo real aos músicos durante a prática, com base na precisão e no tempo das notas tocadas. O trabalho produziu como resultado uma ferramenta de aprendizado que combina a exibição de tablaturas na tela, reprodução de áudio computadorizado da música e captura do instrumento. Essa ferramenta permite que os usuários pratiquem músicas seguindo a tablatura e recebendo feedback em tempo real para melhorar sua performance. A interface simplificada foca na leitura de tablaturas, proporcionando uma experiência imersiva e intuitiva. A aplicação não possui limitações quanto ao número de músicas disponíveis, permitindo que o usuário pratique qualquer música desejada. Adicionalmente, é possível a configuração de níveis de dificuldade personalizáveis, permitindo que usuários de todos os níveis de proficiência possam usufruir da ferramenta. É incluída também uma funcionalidade de feedback auditivo, visando acessibilidade. Espera-se que essa ferramenta contribua para a melhoria do processo de aprendizado do contrabaixo, oferecendo um ambiente interativo e estimulante para a prática. Alunos iniciantes poderão utilizar a ferramenta como um guia para aprender a tocar suas primeiras músicas, enquanto músicos experientes poderão ter uma experiência mais desafiadora ao tentar bater seus próprios recordes de pontuação em suas músicas favoritas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Software | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contrabaixo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Double bass | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE | - |
Título: dc.title | Ferramenta para aprendizado musical de contrabaixo | - |
Título: dc.title | Bass learning tool | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: