Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa Junior, Ismael Laurindo | - |
Autor(es): dc.creator | Teodoro, Priscila Gualberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21776 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103073 | - |
Descrição: dc.description | This work was thematic approach and the importance of biogeochemical cycles in ecosystem dynamics, as an opportunity for interdisciplinary relationships in science teaching focusing on the construction of sustainable development that mitigates the environmental impacts caused by man. Moreover, its relevance and the prospect of a multidisciplinary approach to science teaching were assessed through a survey of teachers of primary schools on the choices of textbooks for the school year 2014 books via the catalog of the National Program textbook (PNLD) in Santo Antonio da Platina - Paraná. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a abordagem e a importância dos ciclos biogeoquímicos na dinâmica dos ecossistemas, como oportunidade para as relações interdisciplinares no ensino de ciências focando a construção do desenvolvimento sustentável que atenua os impactos ambientais causados pelo homem. Além disso, sua relevância e a perspectiva de um enfoque multidisciplinar no ensino de ciências foram avaliadas por meio de um levantamento com os professores da rede básica de ensino diante das escolhas dos livros didáticos para o ano letivo de 2014, através do catálogo do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Escolha dos livros didáticos de ciências no município de Santo Antônio da Platina: uma análise na abordagem dos ciclos biogeoquímicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: