Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Picanço, Katya Cristina de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacinski, Edson | - |
Autor(es): dc.contributor | Picanço, Katya Cristina de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacinski, Edson | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovaleski, Nadia Veronique Jourda | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Mariani Bandeira Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Inocêncio, Mariana Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36996 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103062 | - |
Descrição: dc.description | The present work is thought of as influences of the Brazilian teacher, intellectual and anthropologist Lélia Gonzalez for contemporary education, in anti-racist practices and within the black movement. Lélia Gonzalez actively participated in discussions about race, culture, black feminism and social, political and educational issues in the Brazilian population, since the 1970s she has been one of the greatest representatives of Brazilian social and racial movements. To this end, a critical study of written materials and oral reports by Lélia will be carried out, as well as a reflective bibliographic research of how these writings relate to the implementation of an anti-racist education in the Brazilian educational context, chronologically pointing out these changes. It is hoped to identify and discuss the direct and indirect influence of Lélia Gonzalez in educational practices, inside and outside the classroom, and consequently the implementation of Law 10.639/03, created from the efforts and manifestations of black movements. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe analisar as influências da professora, política, intelectual e antropóloga brasileira Lélia Gonzalez para educação contemporânea, nas práticas antirracistas e dentro do movimento negro. Lélia Gonzalez participou ativamente em discussões a respeito de raça, cultura, feminismo negro e questões sociais, políticas e educacionais na população brasileira, foi desde a década de 70 até o presente momento uma das maiores representantes dos movimentos sociais e raciais brasileiros. Para tanto, será realizado um estudo crítico de materiais escritos e dos relatos orais de Lélia, bem como uma pesquisa bibliográfica reflexiva de como esses escritos se relacionam com a implementação de uma educação antirracista no contexto educacional brasileiro, apontando cronologicamente essas mudanças. Espera-se com isso identificar e debater a influência direta e indireta de Lélia Gonzalez nas práticas educacionais, dentro e fora de sala de aula, e consequentemente a execução da Lei 10.639/03, criada a partir de esforços e manifestações de movimentos negros. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gonzalez, Lélia, 1935-1994 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Lélia Gonzalez e educação: como o movimento negro influenciou o ensino no Brasil | - |
Título: dc.title | Lélia Gonzalez and education: how the black movement influenced education in Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: