Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Filietaz, Marta Rejane Proença | - |
Autor(es): dc.contributor | Takazaki, Silmara Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | França, Ana Claudia Camila Veiga de | - |
Autor(es): dc.contributor | Publio, Marcelo Abilio | - |
Autor(es): dc.creator | Hessel, João Guilherme da Cunha Brauhardt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35874 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103034 | - |
Descrição: dc.description | In front of a society that intends to be increasingly inclusive and accessible, people with disabilities (PwD) still struggle to feel fully represented in audiovisual artworks. Hence, this study aims to analyze how this representation occurs by investigating characters from the animations “Finding Nemo” and “Finding Dory” by Pixar Animation Studios. The methodological process used for this research is the “Filmic Analysis” proposed by Manuela Penafria, applied to explain how the character’s representation is made in the selected works, departing from the dialogues that allude to their disabilities. As a result, it was noticeable that the approach to disabilities in the analyzed films evolved positively, especially regarding the quantity of PwD characters introduced from one film to another. Although one of the given characters has its representation linked to stereotypes and comical aspects, in general, the majority presents good depth, emphasizing the relevance of including such characters in the most varied narratives, supported by the contribution of a meaningful design that respects the singularities and differences of each individual. | - |
Descrição: dc.description | Diante de uma sociedade que pretende ser cada vez mais inclusiva e acessível, as pessoas com deficiência (PcD) ainda encontram dificuldades para se sentirem bem representadas em obras audiovisuais. Tendo isso em vista, o trabalho objetiva analisar como é feita essa representação, investigando personagens das animações “Procurando Nemo” e “Procurando Dory”, da Pixar Animation Studios. O processo metodológico utilizado nesta pesquisa é o de “Análise Fílmica”, proposto por Manuela Penafria, aplicado com o propósito de explicar como é feita a representação dos personagens nas obras selecionadas, a partir dos diálogos que fazem alusão às suas deficiências. Como resultado, percebeu-se que a abordagem das deficiências nos filmes analisados evoluiu positivamente, principalmente no que diz respeito à quantidade de personagens PcDs introduzidos de um filme para outro. Mesmo que uma das figuras analisadas tenha sua representação atrelada a estereótipos e características cômicas, no geral, o restante apresenta bom aprofundamento, evidenciando a importância de incorporar tais personagens nas mais diversas narrativas, auxiliados pela contribuição de um design relevante, que respeite as singularidades e diferenças de cada indivíduo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação (Cinematografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | People with disabilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action programs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation (Cinematography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Film criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Análise da representação de personagens com deficiência em “Procurando Nemo” e “Procurando Dory” | - |
Título: dc.title | Analysis of the representation of disabled characters in “Finding Nemo” and “Finding Dory” | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: