
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Adriano Hidalgo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Renata Rodrigues Russi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:51:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:51:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103005 | - |
| Descrição: dc.description | This study with a bibliographic character, explores the complexity of content selection in teaching Physics in Adult Education (EJA). Recognizing the diversity of experiences and ages within this audience, the importance of contextualizing content within learners' daily lives is emphasized. Curricular flexibility, the collective construction of guidelines, and the application of ludic approaches emerge as important strategies. Building bridges between scientific knowledge and everyday reality, coupled with the active participation of educators, reinforces the need for a meaningful and inclusive education in EJA. This study proposes an educational paradigm that goes beyond the transmission of concepts, aiming to inspire a lasting appreciation for Physics. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo de caráter bibliográfico, explora a complexidade da seleção de conteúdo no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reconhecendo a diversidade de experiências e idades desse público, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos no cotidiano dos aprendizes. A flexibilidade curricular, a construção coletiva de diretrizes e a aplicação de abordagens lúdicas surgem como estratégias importantes. A construção de pontes entre o conhecimento científico e a realidade cotidiana, juntamente com a participação ativa de educadores, reforça a necessidade de uma educação significativa e inclusiva na EJA. Este estudo propõe um paradigma educacional que vai além da transmissão de conceitos, buscando inspirar uma apreciação duradoura pela Física. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Curricula | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Conteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos | - |
| Título: dc.title | Physics content for youth and adult eEducation (EJA): a closer dialogue with students | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: