Conteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Renata Rodrigues Russi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:51:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:51:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36083-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1103005-
Descrição: dc.descriptionThis study with a bibliographic character, explores the complexity of content selection in teaching Physics in Adult Education (EJA). Recognizing the diversity of experiences and ages within this audience, the importance of contextualizing content within learners' daily lives is emphasized. Curricular flexibility, the collective construction of guidelines, and the application of ludic approaches emerge as important strategies. Building bridges between scientific knowledge and everyday reality, coupled with the active participation of educators, reinforces the need for a meaningful and inclusive education in EJA. This study proposes an educational paradigm that goes beyond the transmission of concepts, aiming to inspire a lasting appreciation for Physics.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de caráter bibliográfico, explora a complexidade da seleção de conteúdo no ensino da Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Reconhecendo a diversidade de experiências e idades desse público, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos no cotidiano dos aprendizes. A flexibilidade curricular, a construção coletiva de diretrizes e a aplicação de abordagens lúdicas surgem como estratégias importantes. A construção de pontes entre o conhecimento científico e a realidade cotidiana, juntamente com a participação ativa de educadores, reforça a necessidade de uma educação significativa e inclusiva na EJA. Este estudo propõe um paradigma educacional que vai além da transmissão de conceitos, buscando inspirar uma apreciação duradoura pela Física.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleConteúdos de física para a Educação de Jovens e Adultos (EJA): um diálogo mais próximo com os alunos-
Título: dc.titlePhysics content for youth and adult eEducation (EJA): a closer dialogue with students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.