
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Petry, Vitor José | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Marcio Lucio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102942 | - |
| Descrição: dc.description | We develop a job seeking skills related to the understanding, research and contextualization of problem situations, featuring mathematical thinking in knowledge construction. Insofar as situations mathematical approach realizes how teaching and learning is significant. We treat financial mathematics as a study of functions. Progressions, arithmetic and geometry are treated as, affine and exponential functions, respectively for discrete domain. It is analyzing graphs and tables in order to understand and investigate financing situations. Through a survey of the local community have the students about the importance of having a financial education for decision making. | - |
| Descrição: dc.description | CAPES | - |
| Descrição: dc.description | Desenvolvemos um trabalho visando habilidades relacionadas à compreensão, investigação e a contextualização de situações problemas, caracterizando o pensar matemático na construção do conhecimento. Na medida em que abordamos situações matemáticas percebe-se o quanto é significativo ensinar e aprender. Tratamos a matemática financeira como um estudo de funções. Progressões, aritmética e geométrica, são tratadas como funções afim e exponencial, respectivamente, para um domínio discreto. Faz-se análise de gráficos e tabelas com o intuito de compreender e investigar situações de financiamentos. Através de uma pesquisa com a comunidade local orientamos os alunos quanto à importância de se ter uma educação financeira adequada para tomada de decisões. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Funções (Matemática) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Taxas de juros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Séries geométricas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Séries aritméticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Business mathematics - Study and teaching (High school) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Functions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interest rates | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Series, Geometric | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Series, Arithmetic | - |
| Título: dc.title | O ensino da matemática financeira no ensino médio | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: