O ensino da matemática financeira no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPetry, Vitor José-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marcio Lucio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-30-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102942-
Descrição: dc.descriptionWe develop a job seeking skills related to the understanding, research and contextualization of problem situations, featuring mathematical thinking in knowledge construction. Insofar as situations mathematical approach realizes how teaching and learning is significant. We treat financial mathematics as a study of functions. Progressions, arithmetic and geometry are treated as, affine and exponential functions, respectively for discrete domain. It is analyzing graphs and tables in order to understand and investigate financing situations. Through a survey of the local community have the students about the importance of having a financial education for decision making.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionDesenvolvemos um trabalho visando habilidades relacionadas à compreensão, investigação e a contextualização de situações problemas, caracterizando o pensar matemático na construção do conhecimento. Na medida em que abordamos situações matemáticas percebe-se o quanto é significativo ensinar e aprender. Tratamos a matemática financeira como um estudo de funções. Progressões, aritmética e geométrica, são tratadas como funções afim e exponencial, respectivamente, para um domínio discreto. Faz-se análise de gráficos e tabelas com o intuito de compreender e investigar situações de financiamentos. Através de uma pesquisa com a comunidade local orientamos os alunos quanto à importância de se ter uma educação financeira adequada para tomada de decisões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeira - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectTaxas de juros-
Palavras-chave: dc.subjectSéries geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectSéries aritméticas-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness mathematics - Study and teaching (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectInterest rates-
Palavras-chave: dc.subjectSeries, Geometric-
Palavras-chave: dc.subjectSeries, Arithmetic-
Título: dc.titleO ensino da matemática financeira no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.