Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de matemática: um estudo bibliográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares Junior, Waldir Silva-
Autor(es): dc.contributorSoares Junior, Waldir Silva-
Autor(es): dc.contributorGargate, Ivan Italo Gonzales-
Autor(es): dc.contributorColombo, Janecler Aparecida Amorin-
Autor(es): dc.creatorTrikeis, Jessica Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102912-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the inclusion of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) through the lens of studies conducted since 1943. It explores information from various fields, including early and recent medical diagnoses, inclusion legislation, and the behavior and learning processes of autistic students, particularly in the school environment and in Mathematics learning. Initially, neurological data on Autism is presented, such as early studies, observed symptoms, and influencing factors. Following this, legislation regarding the rights of autistic individuals in society and in schools is discussed. Behavioral characteristics of autistic individuals are also explored to understand their influence on learning. The research focuses on the teaching and learning of autistic students, analyzing their characteristics in the classroom, the student-teacher relationship, the importance of education for adaptation from childhood, and the role of the family in the school context. Finally, the paper details how Mathematics learning occurs for autistic students and their inclusion in this specific context, addressing teaching methodologies that can assist in this process and emphasizing the importance of researching this topic in scientific studies.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho aborda a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), à luz de estudos desenvolvidos desde 1943. São exploradas informações de diversas áreas, incluindo diagnósticos médicos iniciais e recentes, legislação sobre inclusão, comportamento e aprendizagem de alunos autistas, especialmente no ambiente escolar e na aprendizagem de Matemática. Primeiramente, são apresentados dados neurológicos do Autismo, como estudos iniciais, sintomas observados e fatores influenciadores. Em seguida, a legislação sobre os direitos dos autistas na sociedade e na escola. Características comportamentais dos autistas também são exploradas para entender a influência no aprendizado. O foco da pesquisa está no ensino e aprendizagem de autistas, analisando as características desses alunos em sala de aula, a relação aluno e professor, a importância da educação para adaptação desde a infância e o papel da família no contexto escolar. Por fim, é detalhado como ocorre a aprendizagem de Matemática para alunos autistas e a inclusão nesse contexto específico, abordando metodologias de ensino que possam auxiliar nesse processo e enfatizando a importância da pesquisa dessa temática em estudos científicos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Matemática-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleInclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de matemática: um estudo bibliográfico-
Título: dc.titleInclusion of students with Autistic Spectrum Disorder in Mathematics classes: a bibliographical study-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.