A influência da comunicação organizacional na rotatividade de funcionários em empresas de call center

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVicentin, Ivan Carlos-
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.contributorVicentin, Ivan Carlos-
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.contributorMandaji, Carolina Fernandes da Silva-
Autor(es): dc.contributorMoliani, João Augusto-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Jonathan Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102885-
Descrição: dc.descriptionThis project aims to present important theoretical concepts to understand the relationship between organizational communication and employee turnover, known as turnover, in call center companies in the city of Curitiba. To this end, the concept of communication was approached, from a scientific perspective, and organizational communication, focusing on some of its elements, such as communication aimed at the internal public and the organizational climate. The phenomenon of turnover was also understood, and how it affects an organization. In this project, a description of the call center sector was also addressed, in which, for the Course Completion Work, an ex-post-facto survey was carried out with former employees of these organizations, to understand whether the reason for the departure of those surveyed was related to communication within companies and the organizational climate, in order to identify a relationship between the elements. Finally, this work demonstrates the methodology and conclusion of the field research results.-
Descrição: dc.descriptionEste projeto tem como objetivo apresentar conceitos teóricos importantes para entender a relação entre a comunicação organizacional e a rotatividade de funcionários, conhecido como turnover, em empresas de call center da cidade de Curitiba. Para isso, foi abordado o conceito de comunicação, em uma perspectiva científica, e a comunicação organizacional, se concentrando em alguns de seus elementos, como a comunicação voltada ao público interno e o clima organizacional. Também foi compreendido o fenômeno do turnover, e como ele afeta uma organização. Neste projeto, também foi abordada uma descrição do setor de call center, na qual se realizou, para o Trabalho de Conclusão de Curso, uma pesquisa ex-post-facto com ex-funcionários dessas organizações, para entender se o motivo da saída dos pesquisados foi relacionada com a comunicação dentro das empresas e o clima organizacional, a fim de identificar uma relação entre os elementos. Por fim, neste trabalho estão demonstradas a metodologia e a conclusão dos resultados da pesquisa de campo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherComunicação Organizacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação nas organizações-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRotatividade de pessoal-
Palavras-chave: dc.subjectOperadores de telemarketing-
Palavras-chave: dc.subjectCultura organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication in organizations-
Palavras-chave: dc.subjectWork environment-
Palavras-chave: dc.subjectLabor turnover-
Palavras-chave: dc.subjectCall center agents-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate culture-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational behavior-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA influência da comunicação organizacional na rotatividade de funcionários em empresas de call center-
Título: dc.titleThe influence of organizational communication on employee turnover in call center companies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.