Qualidade de dados e Linked Data: aprimoramento de dados abertos governamentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalvadori, Ivan Luiz-
Autor(es): dc.contributorSalvadori, Ivan Luiz-
Autor(es): dc.contributorPiovesan, Suzan Kelly Borges-
Autor(es): dc.contributorHuff, Alexandre-
Autor(es): dc.creatorMachado, Emanuelle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102859-
Descrição: dc.descriptionThe growing demand for transparency and accessibility in the availability of educational data has driven the search for strategies to improve its publication quality. In this context, this study focuses on the UTFPR open data repository, analyzing related works and examining the available information to identify its limitations and propose improvements. In particular, it highlights how data interoperability can benefit from the use of the semantic web and ontologies. The analysis revealed challenges such as the lack of standardized metadata, the use of restrictive formats, outdated data, and difficulties in integrating with other systems, compromising data reuse and accessibility. By suggesting directions for improvement, this study aims to contribute to a more efficient management of educational data and foster research that expands the positive impact of people’s interaction with such information, promoting benefits for society and the dissemination of knowledge.-
Descrição: dc.descriptionA crescente demanda por transparência e acessibilidade na disponibilização de dados educacionais tem impulsionado a busca por estratégias que aprimorem a qualidade de sua publicação. Neste contexto, este trabalho tem como foco o repositório de dados abertos da UTFPR, analisando trabalhos relacionados e examinando as informações disponíveis para identificar suas limitações e propor melhorias. Destaca-se, em especial, como a interoperabilidade dos dados pode ser beneficiada pelo uso da web semântica e de ontologias. A análise revelou desafios como a falta de metadados padronizados, o uso de formatos limitantes, a desatualização dos dados e dificuldades na integração com outros sistemas, comprometendo o reuso e a acessibilidade das informações. Ao sugerir direções para aprimoramento, este estudo busca contribuir para uma gestão mais eficiente dos dados educacionais e fomentar pesquisas que ampliem o impacto positivo da interação das pessoas com essas informações, promovendo benefícios para a sociedade e para a disseminação do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Sistemas para Internet-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectDados conectados-
Palavras-chave: dc.subjectWeb semântica-
Palavras-chave: dc.subjectOntologia-
Palavras-chave: dc.subjectLinked data-
Palavras-chave: dc.subjectSemantic web-
Palavras-chave: dc.subjectOntology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleQualidade de dados e Linked Data: aprimoramento de dados abertos governamentais-
Título: dc.titleData quality and Linked Data: improvement of government open data-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.