
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salvadori, Ivan Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Salvadori, Ivan Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Piovesan, Suzan Kelly Borges | - |
| Autor(es): dc.contributor | Huff, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Emanuelle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36793 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102859 | - |
| Descrição: dc.description | The growing demand for transparency and accessibility in the availability of educational data has driven the search for strategies to improve its publication quality. In this context, this study focuses on the UTFPR open data repository, analyzing related works and examining the available information to identify its limitations and propose improvements. In particular, it highlights how data interoperability can benefit from the use of the semantic web and ontologies. The analysis revealed challenges such as the lack of standardized metadata, the use of restrictive formats, outdated data, and difficulties in integrating with other systems, compromising data reuse and accessibility. By suggesting directions for improvement, this study aims to contribute to a more efficient management of educational data and foster research that expands the positive impact of people’s interaction with such information, promoting benefits for society and the dissemination of knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | A crescente demanda por transparência e acessibilidade na disponibilização de dados educacionais tem impulsionado a busca por estratégias que aprimorem a qualidade de sua publicação. Neste contexto, este trabalho tem como foco o repositório de dados abertos da UTFPR, analisando trabalhos relacionados e examinando as informações disponíveis para identificar suas limitações e propor melhorias. Destaca-se, em especial, como a interoperabilidade dos dados pode ser beneficiada pelo uso da web semântica e de ontologias. A análise revelou desafios como a falta de metadados padronizados, o uso de formatos limitantes, a desatualização dos dados e dificuldades na integração com outros sistemas, comprometendo o reuso e a acessibilidade das informações. Ao sugerir direções para aprimoramento, este estudo busca contribuir para uma gestão mais eficiente dos dados educacionais e fomentar pesquisas que ampliem o impacto positivo da interação das pessoas com essas informações, promovendo benefícios para a sociedade e para a disseminação do conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Toledo | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dados conectados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web semântica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linked data | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semantic web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Qualidade de dados e Linked Data: aprimoramento de dados abertos governamentais | - |
| Título: dc.title | Data quality and Linked Data: improvement of government open data | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: