Otimização da mensuração da expedição rodoviária: uma abordagem Lean

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariano, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorMariano, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributorRigoni, Emerson-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Marcelo-
Autor(es): dc.creatorJardim, Kelly Andre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102854-
Descrição: dc.descriptionThis study proposes a new model for measuring the efficiency of road loading, as the previously adopted method brought a distortion, since it disregarded the efficiency of the delivery process in terms of reducing the freight cost per cubic meter moved. The possible solution to the problem would be the reformulation of the currently adopted measurement methodology, and for this purpose, the DMAIC methodology was adopted, and from a machine learning model, it was identified that the main attribute influencing loading time was the truck’s capacity, as it showed a positive correction close to 1. Thus, a prediction model was constructed with estimated time for each truck capacity. After validating the model, a new measurement system was established that eliminated the initial distortion between the measurement of loading effectiveness and the reduction of the average freight cost since it did not penalize trucks with greater capacity and considered process control.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe um novo modelo de mensuração da eficácia do carregamento rodoviário, uma vez que o método anteriormente adotado trazia uma distorção, pois desconsiderava a eficiência do processo de entrega em termos de redução do custo de frete por metro cúbico movimentado. A possível solução para o problema seria a reformulação da metodologia de mensuração atualmente adotada e, para tanto foi adotada a metodologia DMAIC e, a partir de um modelo de aprendizado de máquina foi identificado que o principal atributo, que influenciava no tempo de carregamento, era a capacidade do caminhão, pois apresentava uma correção positiva próxima a 1. Assim foi construído modelo de predição com tempo estimado para cada capacidade de caminhão. Após validação do modelo foi estabelecido novo sistema de mensuração que eliminou a distorção inicial, entre a mensuração da eficácia do carregamento e a redução do custo médio de frete uma vez que não penalizava os caminhões de maior capacidade e considerava o controle do processo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização Em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência industrial-
Palavras-chave: dc.subjectProdutividade industrial-
Palavras-chave: dc.subjectFretes - Custos-
Palavras-chave: dc.subjectManuseio e transporte de materiais-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)-
Palavras-chave: dc.subjectEfficiency, Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial productivity-
Palavras-chave: dc.subjectFreight and freightage - Costs-
Palavras-chave: dc.subjectMaterials handling-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (Quality control standard)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS-
Título: dc.titleOtimização da mensuração da expedição rodoviária: uma abordagem Lean-
Título: dc.titleOptimizing road freight measurement: a Lean approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.