
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mariano, Carlos Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mariano, Carlos Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rigoni, Emerson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Marcelo | - |
| Autor(es): dc.creator | Jardim, Kelly Andre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35520 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102854 | - |
| Descrição: dc.description | This study proposes a new model for measuring the efficiency of road loading, as the previously adopted method brought a distortion, since it disregarded the efficiency of the delivery process in terms of reducing the freight cost per cubic meter moved. The possible solution to the problem would be the reformulation of the currently adopted measurement methodology, and for this purpose, the DMAIC methodology was adopted, and from a machine learning model, it was identified that the main attribute influencing loading time was the truck’s capacity, as it showed a positive correction close to 1. Thus, a prediction model was constructed with estimated time for each truck capacity. After validating the model, a new measurement system was established that eliminated the initial distortion between the measurement of loading effectiveness and the reduction of the average freight cost since it did not penalize trucks with greater capacity and considered process control. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe um novo modelo de mensuração da eficácia do carregamento rodoviário, uma vez que o método anteriormente adotado trazia uma distorção, pois desconsiderava a eficiência do processo de entrega em termos de redução do custo de frete por metro cúbico movimentado. A possível solução para o problema seria a reformulação da metodologia de mensuração atualmente adotada e, para tanto foi adotada a metodologia DMAIC e, a partir de um modelo de aprendizado de máquina foi identificado que o principal atributo, que influenciava no tempo de carregamento, era a capacidade do caminhão, pois apresentava uma correção positiva próxima a 1. Assim foi construído modelo de predição com tempo estimado para cada capacidade de caminhão. Após validação do modelo foi estabelecido novo sistema de mensuração que eliminou a distorção inicial, entre a mensuração da eficácia do carregamento e a redução do custo médio de frete uma vez que não penalizava os caminhões de maior capacidade e considerava o controle do processo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Especialização Em Lean Six Sigma - Certificação Black Belt | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eficiência industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produtividade industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fretes - Custos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manuseio e transporte de materiais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Six sigma (Padrão de controle de qualidade) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efficiency, Industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Industrial productivity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Freight and freightage - Costs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materials handling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Six sigma (Quality control standard) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
| Título: dc.title | Otimização da mensuração da expedição rodoviária: uma abordagem Lean | - |
| Título: dc.title | Optimizing road freight measurement: a Lean approach | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: