Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Ottobelli, Ivonei | - |
Autor(es): dc.creator | Francisco, Millany | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36291 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102819 | - |
Descrição: dc.description | This work deals with aspects related to the Inclusion of Inclusive Culture in the School its influences in the daily running of the school that encompasses human, pedagogical and structural relationships. The research was aimed at identifying the concept of Inclusion in the school field, considering the theoretical and practical relationship so that the inclusive culture assists in the development and access to learning of the student with disabilities. To base this study they were used as theoretical reference Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Oak (2000) among others on the subject. It has been demonstrated that in order to develop school inclusion it is necessary to promote a democratic management in the school in the administrative and pedagogical dimensions, to share knowledge and management experiences with the school community. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda aspectos referentes à Inserção da Cultura Inclusiva na Escola suas influências no cotidiano de funcionamento da escola que engloba relações humanas, pedagógicas e estruturais. A pesquisa teve por objetivo identificar o conceito de Inclusãono âmbito escolar, considerando a relação teórica e prática para que a cultura inclusiva auxilie no desenvolvimento e acesso ao aprendizado do aluno com deficiência. Para embasar esse estudo foram utilizados como referencial teórico Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Carvalho (2000) entre outros que versam sobre a temática. Demonstrouse que para desenvolver inclusão escolar é necessário promover uma gestão democrática na escola nas dimensões administrativee pedagógica, compartilhar conhecimentos e experiências de gestão com a comunidade escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A inserção da cultura inclusiva à equipe escolar e educadores | - |
Título: dc.title | The insertion of inclusive culture to school staff and educators | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: