A inserção da cultura inclusiva à equipe escolar e educadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.creatorFrancisco, Millany-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102819-
Descrição: dc.descriptionThis work deals with aspects related to the Inclusion of Inclusive Culture in the School its influences in the daily running of the school that encompasses human, pedagogical and structural relationships. The research was aimed at identifying the concept of Inclusion in the school field, considering the theoretical and practical relationship so that the inclusive culture assists in the development and access to learning of the student with disabilities. To base this study they were used as theoretical reference Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Oak (2000) among others on the subject. It has been demonstrated that in order to develop school inclusion it is necessary to promote a democratic management in the school in the administrative and pedagogical dimensions, to share knowledge and management experiences with the school community.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda aspectos referentes à Inserção da Cultura Inclusiva na Escola suas influências no cotidiano de funcionamento da escola que engloba relações humanas, pedagógicas e estruturais. A pesquisa teve por objetivo identificar o conceito de Inclusãono âmbito escolar, considerando a relação teórica e prática para que a cultura inclusiva auxilie no desenvolvimento e acesso ao aprendizado do aluno com deficiência. Para embasar esse estudo foram utilizados como referencial teórico Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Carvalho (2000) entre outros que versam sobre a temática. Demonstrouse que para desenvolver inclusão escolar é necessário promover uma gestão democrática na escola nas dimensões administrativee pedagógica, compartilhar conhecimentos e experiências de gestão com a comunidade escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectMainstreaming in education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA inserção da cultura inclusiva à equipe escolar e educadores-
Título: dc.titleThe insertion of inclusive culture to school staff and educators-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.