
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araki, Lucilia Yoshie | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araki, Lucilia Yoshie | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Érick Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Gabriel Gotardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36566 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102771 | - |
| Descrição: dc.description | This work presents the development of a web platform aimed at courses in the Technology in Systems Analysis and Development program, with the goal of unifying and facilitating access to educational content, especially in video format. The proposal seeks to complement students' studies by providing a centralized environment for accessing materials made available by instructors, promoting greater organization and accessibility. The justification is based on the evolution of learning methods, citing Distance Education as an example, in addition to the limitations of the current system, such as the fragmentation of content across different external platforms and the difficulty of finding structured support materials. The research addresses concepts related to Distance Education (EaD), hybrid learning, and digital learning platforms, highlighting the importance of technology in education and the need to modernize teaching methods. Additionally, this work discusses the technical aspects of platform implementation, considering best practices in web development, usability, and scalability. The proposed solution is expected to contribute to improving the student experience by offering a dynamic and efficient resource for continuous learning. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web voltada para disciplinas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com o objetivo de unificar e facilitar o acesso a conteúdos educacionais, especialmente em formato de vídeo. A proposta busca complementar os estudos dos alunos, proporcionando um ambiente centralizado para consulta de materiais disponibilizados pelos docentes, promovendo maior organização e acessibilidade. A justificativa baseia-se na evolução do método de aprendizado, citando como exemplo o Ensino a Distância, além das limitações do sistema atual, como a fragmentação do conteúdo em diferentes plataformas externas e a dificuldade de encontrar materiais de apoio de forma estruturada. A pesquisa aborda conceitos sobre EaD, ensino híbrido e plataformas digitais de aprendizagem, destacando a importância da tecnologia na educação e a necessidade de modernização dos métodos de ensino. Além disso, o trabalho discute aspectos técnicos da implementação da plataforma, considerando boas práticas de desenvolvimento web, usabilidade e escalabilidade. Espera-se que a solução proposta contribua para a melhoria da experiência dos alunos, oferecend o um recurso dinâmico e eficiente para o aprendizado contínuo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Informática | - |
| Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviços da Web | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Web services | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
| Título: dc.title | Plataforma de cursos online voltada para assuntos da área de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas | - |
| Título: dc.title | Online course platform focused on topics in the area of technology in system analysis and development | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: