A educação profissionalizante com a Lei n.5.692/71 no Paraná: o Colégio Estadual Costa Viana de São José dos Pinhais e o Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorim, Mário Lopes-
Autor(es): dc.creatorFalcioni, Roberto Evair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:50:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:50:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2010-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/192-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102770-
Descrição: dc.descriptionThis paper addresses the implementation of Law No 5.692/71 in the Brazilian educational system, with an analysis focused on the requirement of technical education in high school and their social and economic consequences. Aimed to investigate the impacts of Law 5.692/71 in education at the national level, and deepening with field research in two schools in the state of Paraná: state college Costa Viana City of San Jose and State College Pine Victor Amaral of Curitiba. The intention was to draw a comparative study of the implementation of educational reform of 1971 between what the literature review said to have occurred in the 1970s in Brazilian education, with what was found in two colleges surveyed. To this end, broke a description of a brief history of vocational education in modern society, with its arrival in the nineteenth century in France, passing through some specific professional experiences, like the creation of Schools of apprentices and journeymen, SENAI, the Federal Technical Schools, even to Law No. 5692 in the 1970s in Brazil. As a conclusion was possible to point out the consequences of mandatory vocational training, such as disqualification of the student in the labor market, highlighting the problematic duality of education, vocational education and how it was eventually reproduce the functioning of the capitalist social structure, society based on exploitation and inequality.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda a implantação da Lei n. 5.692/71 no sistema educacional brasileiro, com uma análise focada na obrigatoriedade do ensino profissionalizante em nível médio e suas consequências sociais e econômicas. Teve como objetivo investigar os impactos da Lei n.5.692/71 na educação em nível nacional, e o aprofundamento com a pesquisa de campo em dois colégios do estado do Paraná: Colégio Estadual Costa Viana da cidade de São José dos Pinhais e Colégio Estadual Victor do Amaral da capital paranaense. O intuito foi traçar um estudo comparativo da implantação da reforma educacional de 1971 entre o que a revisão de literatura afirmou ter ocorrido na década de 1970 na educação brasileira, com o que foi encontrado nos dois colégios pesquisados. Para tanto, partiu-se da descrição de um breve histórico do ensino profissional na sociedade moderna, com o seu advento no século XIX na França, passando por algumas determinadas experiências profissionalizantes, como a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, o SENAI, as Escolas Técnicas Federais, até chegar à Lei n. 5.692 na década de 1970 no Brasil. Como conclusão foi possível apontar as conseqüências da obrigatoriedade do ensino profissionalizante, como a desqualificação do aluno no mercado de trabalho, acentuando a problemática dualidade do ensino, e como o ensino profissional acabou por reproduzir o funcionamento da estrutura social capitalista, baseada numa sociedade de exploração e desigualdade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational guidance-
Palavras-chave: dc.subjectCareer education-
Título: dc.titleA educação profissionalizante com a Lei n.5.692/71 no Paraná: o Colégio Estadual Costa Viana de São José dos Pinhais e o Colégio Estadual Victor Ferreira do Amaral de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.