Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farah Júnior, Moisés Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Sindy de Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102741 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica que visa a angariação de dados que comprovem a atual importância do uso massificado da internet nas tomadas de decisões políticas. Faz uma breve abordagem histórica dos meios de comunicação em massa, radio e internet. Seguido de uma análise das características da internet em oposição as da televisão no cerne do discurso político. Descreve a normatização do online nas campanhas eleitoras municipais de 2012. Posteriormente relata o papel do uso da rede mundial de computadores, com foco em suas redes sociais, nas campanhas de Barack Obama em 2008 e da Eleição presidencial brasileira em 2010. Contempla ainda uma abordagem do uso dos meios de comunicação em massa no que se refere à democracia participativa. Por fim complementa-se por análise do uso da internet e suas influências no fazer político mediante pesquisa qualitativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia - Participação do cidadão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mass media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democracy - Citizen participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Pública Municipal | - |
Título: dc.title | A importância do uso da internet e suas influências diretas e indiretas nas práticas políticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: