Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Moisés Aparecido do | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueira, Cleonis Viater | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Mestre Felix Penna dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Romel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Richard Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34830 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102702 | - |
Descrição: dc.description | Focusing on the initial years, the period in which the process of mathematical literacy occurs, the four basic operations are presented that act as an axis for the contents that will be presented in the future, which, when not explained correctly, can cause negative consequences in the learning process of young people. . In particular, dealing with the division operation, using the Division Theorem, due to its number of terms and situations, students' understanding can often end up being vague. With this, the work presents a possible material to be used in the classroom, acting as a facilitator for understanding the Division Theorem, focusing on justifying to students the non-division by zero. Therefore, the present work presents a possibility to understand the concept of division using Euclid's division algorithm with the use of manipulable materials, resulting in the impossibility of division by zero. | - |
Descrição: dc.description | Tendo como foco os anos iniciais, período em que ocorre o processo do letramento matemático, são apresentadas as quatro operações básicas que atuam como eixo aos conteúdos que serão apresentados futuramente, que quando não explicados corretamente, podem causar consequências negativas no processo de aprendizagem dos jovens. Em caso particular, tratando sobre a operação de divisão, com o uso do Teorema da Divisão, devido ao seu número de termos e situações, muitas vezes a compreensão por parte dos alunos pode acabar sendo vaga. Com isso, o trabalho apresenta um possível material a ser utilizado em sala de aula, atuando como facilitador para a compreensão do Teorema da Divisão, trazendo como foco, justificar aos alunos a não divisão por zero. Por meio disso, o presente trabalho apresenta uma possibilidade a compreensão do conceito da divisão utilizando o algoritmo da divisão de Euclides com o uso de materiais manipuláveis obtendo como consequência a impossibilidade da divisão por zero. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zero (O número) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclides, Elementos de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Division | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zero (The number) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Euclid's elements | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | O uso de materiais manipuláveis para compreensão do algoritmo da divisão de euclides: o problema da divisão por zero | - |
Título: dc.title | The use of manipulable materials to understand the euclidian division algorithm: the problem of division by zero | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: