Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Alisson Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Álvaro Emílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, João Amadeus Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Rabelo, Igo Levir Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32617 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102666 | - |
Descrição: dc.description | In this work, we analyzed the announcement of the Brazilian National Textbook Program 2017, specifically, the organization of the science textbooks for elementary school. The aim was to understand the approach of the approved textbooks to the assumptions of the Common National Curricular Base (BNCC), in particular, it sought evidence of methodological approaches highlighted in the Base, such as teaching by investigation. The interest in this research is due to the importance that textbooks play in the education of Brazilian students and in the work of teachers, and also due to the high investment that the government makes in the process of preparation and acquisition of these works. The technical procedure used to carry out this research was documental analysis. As results, it is noteworthy that, from the study carried out of the Public Edict of the PNLD 2017, as well as the 2019 update and the Digital Guide of the textbook, it was not observed significant modifications and incorporations in the works. In addition, the analysis of the pre-BNCC materials allowed us to understand the dimension of the existing challenges. | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, analisou-se o edital do Programa Nacional do Livro Didático de 2017, especificamente, a organização das obras de Ciências dirigidas ao Ensino Fundamental. Objetivou-se entender a aproximação das obras didáticas aprovadas aos pressupostos da BNCC, em particular, buscou-se evidências de encaminhamentos metodológicos destacados na Base, como o ensino por investigação. O interesse desta pesquisa deve-se à importância que o livro didático desempenha na formação dos alunos brasileiros e no trabalho docente e, também, pelo alto investimento que o governo faz no processo de elaboração e aquisição dessas obras. Empregou-se a análise documental como procedimento técnico para realizar a presente pesquisa. Como resultados, destaca-se que, do estudo realizado do edital do PNLD 2017, bem como da atualização de 2019 e do Guia Digital do livro didático, não se observou modificações e incorporações significativas nas obras. Além disso, a análise dos materiais pré BNCC permitiu entender a dimensão dos desafios existentes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Elementar) - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching (Elementary) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | - |
Título: dc.title | Ensino de Física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017 | - |
Título: dc.title | Physics teaching and science textbooks for elementary school: an analysis of the PNLD 2017 edict | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: