Ensino de Física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.contributorMartins, Alisson Antonio-
Autor(es): dc.contributorLeite, Álvaro Emílio-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.creatorRabelo, Igo Levir Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:49:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:49:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102666-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we analyzed the announcement of the Brazilian National Textbook Program 2017, specifically, the organization of the science textbooks for elementary school. The aim was to understand the approach of the approved textbooks to the assumptions of the Common National Curricular Base (BNCC), in particular, it sought evidence of methodological approaches highlighted in the Base, such as teaching by investigation. The interest in this research is due to the importance that textbooks play in the education of Brazilian students and in the work of teachers, and also due to the high investment that the government makes in the process of preparation and acquisition of these works. The technical procedure used to carry out this research was documental analysis. As results, it is noteworthy that, from the study carried out of the Public Edict of the PNLD 2017, as well as the 2019 update and the Digital Guide of the textbook, it was not observed significant modifications and incorporations in the works. In addition, the analysis of the pre-BNCC materials allowed us to understand the dimension of the existing challenges.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, analisou-se o edital do Programa Nacional do Livro Didático de 2017, especificamente, a organização das obras de Ciências dirigidas ao Ensino Fundamental. Objetivou-se entender a aproximação das obras didáticas aprovadas aos pressupostos da BNCC, em particular, buscou-se evidências de encaminhamentos metodológicos destacados na Base, como o ensino por investigação. O interesse desta pesquisa deve-se à importância que o livro didático desempenha na formação dos alunos brasileiros e no trabalho docente e, também, pelo alto investimento que o governo faz no processo de elaboração e aquisição dessas obras. Empregou-se a análise documental como procedimento técnico para realizar a presente pesquisa. Como resultados, destaca-se que, do estudo realizado do edital do PNLD 2017, bem como da atualização de 2019 e do Guia Digital do livro didático, não se observou modificações e incorporações significativas nas obras. Além disso, a análise dos materiais pré BNCC permitiu entender a dimensão dos desafios existentes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Methodology - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleEnsino de Física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017-
Título: dc.titlePhysics teaching and science textbooks for elementary school: an analysis of the PNLD 2017 edict-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.