Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saito, Olga Harumi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7079-4502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4924034629819476 | - |
Autor(es): dc.contributor | Kitani, Patrícia Massae | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1557-6486 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3841002155823039 | - |
Autor(es): dc.contributor | Petry, Vitor José | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8838-8753 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3595044586161414 | - |
Autor(es): dc.contributor | Saito, Olga Harumi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-7079-4502 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4924034629819476 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nós, Rudimar Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9219-0811 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4377393528295346 | - |
Autor(es): dc.creator | Chihaya, Mariana Candéa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102661 | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to study geometric transformations using snowflakes as a motivating element due to their characteristics and peculiarities. The study presents a brief history of the snowflake and its physicochemical conditions. Then, it explores the contents of geometric transformations present in different snowflake formats. It also develops didactic proposals for students in the 7th and 8th-grade of Elementary School, using the ancient Japanese technique of folding paper, origami, and cutting paper, kirigami, in addition to the mathematics software GeoGebra. Low-cost tools like paper and free software GeoGebra have the potential to help Elementary School teachers to awaken in students an interest in geometric transformations. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo estudar as transformações geométricas utilizando como elemento motivador o floco de neve, devido às suas características e peculiaridades. O estudo apresenta um breve histórico sobre o floco de neve e as condições físico-químicas envolvidas. Na sequência, foram explorados os conteúdos de transformações geométricas presentes em diferentes formatos de floco de neve. Foram desenvolvidas também propostas didáticas aos estudantes do 7º ano e 8º ano do Ensino Fundamental, utilizando a técnica milenar japonesa de dobrar papel, o origami, e de cortar papel, o kirigami, além do software matemático GeoGebra. Ferramentas com baixo custo como papéis e o aplicativo gratuito GeoGebra, apresentam potencial para auxiliar os professores da Educação Básica a despertar nos estudantes o interesse pelas transformações geométricas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isometria (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simetria (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Origami | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformações (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flocos de neve | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isometric (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symmetry (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformations (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Snowflakes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Transformações geométricas: um olhar matemático nos flocos de neve usando o origami e o GeoGebra | - |
Título: dc.title | Geometric transformations: a mathematical look at snowflakes using origami and GeoGebra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: