
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
| Autor(es): dc.creator | Coronado, Fernanda Araujo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21245 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102600 | - |
| Descrição: dc.description | This study presented a comparative analysis of the data obtained by the Education Development Index Basic - IDEB in grade 4 / 5th grade and 8th grade / 9th grade and budgetary aspects from São José dos Campos-SP city for education secretariat in order to understand the relationship between them. This way, it draws a parallel between the budget appointed by the Annual Budget Law - LOA and the Transparency Portal and the results of IDEB. The data used in this study referred to the years 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 and 2015. This study presented expenses according to their respective nature for education in elementary school in the city. From these natures, the major and minor expenses were discovered and their impact with respect to the IDEB results. Thus, it was analyses the municipality's funding dynamics with regard to education in elementary school and the results in terms of indices. It also shows the IDEB results for school as well as their respective goals. These data were discussed in line with the authors approached theoretical. The methodology used comprises qualitative research, case study, descriptive, documentary and bibliographicresearch. Overall, there was a relationship between the cost of education and the IDEB results, given that these expenses increased while this indicator also increased. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo apresentou uma análise comparativa entre aos dados obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB na 4ª série/5° ano e 8ª série/9° ano e os aspectos orçamentários da Prefeitura Municipal de São José dos Campos destinados à secretaria de educação, de modo a compreender a relação entre eles. Sendo assim, estabeleceu um paralelo entre o orçamento apontado pela Lei Orçamentária Anual - LOA, bem como o Portal da Transparência e os resultados do IDEB. Os dados considerados neste estudo referiram-se aos anos de 2005, 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. Foram apresentadas neste estudo as despesas de acordo com sua respectiva natureza destinadas à educação no ensino fundamental do município. A partir destas naturezas, foram verificadas as maiores e menores despesas, bem como seu impacto em relação aos resultados do IDEB. Desta forma, analisouse a dinâmica de financiamento do município no que diz respeito à educação no ensino fundamental e os resultados em termos de índices. Trouxe ainda os resultados do IDEB por escola bem como suas respectivas metas. Estes dados foram discutidos em consonância com os autores do referencial teórico abordado. A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa qualitativa, estudo de caso, pesquisa descritiva, pesquisa documental e bibliográfica. De modo geral, observou-se uma relação existente entre as despesas com educação e os resultados do IDEB, tendo em vista que estas despesas cresceram ao passo que este indicador também se elevou. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
| Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
| Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
| Publicador: dc.publisher | Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal | - |
| Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Custos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orçamento municipal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Costs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Municipal budgets | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
| Título: dc.title | Distribuição dos recursos financeiros e resultados obtidos pelo IDEB no ensino fundamental do sistema público de São José dos Campos-SP | - |
| Título: dc.title | Analysis of the distribution of financial resources and results obtained by IDEB in elementary education of the public system of São José dos Campos-SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: