Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Elenise Leocádia da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Elenise Leocádia da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Cayley | - |
Autor(es): dc.creator | Chiquito, Gabriela Reway | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35621 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102538 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the principles of usability and interaction of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) website through a comparative study between the 2009 and 2023 versions. The research utilizes the methodology of Ergonomic Work Analysis (EWA) adapted for website analysis. The theoretical foundation was based on concepts of design, ergonomics, interaction, and User-Centered Design. The specific objectives include gathering theoretical concepts applied to websites, identifying the macroergonomic context of UTFPR in relation to website usability, conducting user research to identify usability points in 2023, creating a comparative framework of the results, and proposing improvements from an ergonomic perspective of usability and user experience. The relevance of this research lies in the importance of the website as the main communication medium for the university, which receives numerous daily accesses. The results of this research were analyzed, providing an understanding of the relevant aspects related to usability and interaction. A comparative framework between the two website versions highlighted the differences and allowed for the identification of deficiencies and advancements. Based on the conducted analyses, recommendations were proposed to enhance the usability and user experience on the UTFPR website in 2023. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar os princípios de usabilidade e interação do site da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio de um estudo comparativo entre as versões de 2009 e 2023. A pesquisa utiliza a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) adaptada para análise de websites. O embasamento teórico foi fundamentado em conceitos de design, ergonomia, interação e Design centrado no usuário. Os objetivos específicos incluem levantar conceitos teóricos aplicados para sites, identificar o contexto macroergonômico da UTFPR em relação à usabilidade do site, realizar pesquisa com os usuários para identificar pontos de usabilidade em 2023, elaborar um quadro comparativo dos resultados e propor melhorias sob a ótica ergonômica de usabilidade e experiência do usuário. A relevância da pesquisa se dá pela importância do site como principal meio de comunicação da universidade, que recebe inúmeros acessos diários. Os resultados dessa pesquisa foram analisados, proporcionando uma compreensão dos aspectos relevantes relacionados à usabilidade e interação. Um quadro comparativo entre as duas versões do site destacou as diferenças e possibilitou a identificação de deficiências e avanços. Com base nas análises realizadas, foram propostas recomendações para melhorar a usabilidade e experiência do usuário no site da UTFPR em 2023. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Design | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web - Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ergonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) - Fatores humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web sites - Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | User-centered system design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Human factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Site da UTFPR: um estudo de caso do site em 2009 e em 2023 | - |
Título: dc.title | UTFPR website: a case study of site in 2009 and in 2023 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: