Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batinga, Georgiana Luna | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1807-9824 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6348204727085152 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tortato, Cintia de Souza Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1399-3860 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0225705256573236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Batinga, Georgiana Luna | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1807-9824 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6348204727085152 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pezarico, Giovanna | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-5576-6685 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2031390761559720 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Lourrayne Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36146 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102530 | - |
Descrição: dc.description | In Brazilian society, as well as in the labor market, racial inequality has been structurally present since the beginning of time, and over the years, it has become increasingly necessary to discuss the topic. Thus, this study sought to analyze the work paths of black women, considering the intersectional markers of gender, race, and class, as well as the influence of generations throughout their professional trajectories. This is a qualitative research approach, and the method used was life trajectories, with a labor thematic focus. Data collection was carried out through in-depth interviews with the aim of developing a thematic and structural analysis, with the participation of a group of three black women. The general objective of this study is to analyze the work trajectories of black women from an intergenerational perspective, from the perspective of intersectionality. Through the specific objectives, we intend to describe the work trajectories of black women, observe how class, gender, and race influence these trajectories, and finally, analyze how intergenerationality permeates these trajectories. Based on the arguments presented, this study sought to answer the research question: How are the professional trajectories of black women constructed from an intergenerational and intersectional perspective? Issues related to their professional realities, their perceptions, and the greatest challenges they face were addressed, and the results show that these trajectories are marked by structural inequalities of gender, race, and class, but also by resistance and resignification. The study reinforces the urgency of public policies that expand opportunities and value their potential. It is concluded that the trajectories reflect a continuous confrontation of inequalities and a source of social transformation. | - |
Descrição: dc.description | Na sociedade brasileira assim como no mercado de trabalho a desigualdade racial está estruturalmente presente desde o início dos tempos, e com o passar dos anos, nota-se que as discussões que permeiam o tema são cada vez mais necessárias. Deste modo, este estudo buscou analisar o percurso laboral das mulheres negras, considerando os marcadores interseccionais de gênero, raça e classe, bem como a influência das gerações no decorrer de suas trajetórias profissionais. Se trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e o método utilizado foi trajetórias de vida, com recorte temático laboral. A coleta de dados ocorreu por meio da técnica entrevistas em profundidade com o objetivo de elaborar uma análise temática e estrutural, com a participação de um grupo de três mulheres negras. O objetivo geral deste estudo é analisar trajetórias laborais de mulheres negras em uma perspectiva intergeracional, sob a ótica da interseccionalidade. Através dos objetivos específicos buscou-se descrever as trajetórias laborais de mulheres negras, observar como classe, gênero e raça influenciam nessas trajetórias, e por fim, analisar como a intergeracionalidade perpassa essas trajetórias. Com base nos argumentos apresentados, este trabalho buscou a resposta ao problema de pesquisa: Como são construídas as trajetórias laborais de mulheres negras em uma perspectiva intergeracional e interseccional? Foram abordadas questões relacionadas a suas realidades profissionais, suas percepções, e os maiores desafios enfrentados por elas, e os resultados evidenciam que estas trajetórias são marcadas por desigualdades estruturais de gênero, raça e classe, mas também por resistência e ressignificação. O estudo reforça a urgência de políticas públicas que ampliem oportunidades e valorizem suas potencialidades. Conclui-se que as trajetórias refletem um contínuo enfrentamento das desigualdades e uma fonte de transformação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade (Sociologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações entre gerações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality (Sociology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women employees | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women, Black | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intergenerational relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | Construindo histórias, desafiando barreiras: trajetórias laborais de mulheres negras em uma perspectiva intergeracional sob a ótica interseccional | - |
Título: dc.title | Building stories, challenging barriers: labor trajectories of black women from in an intergenerational perspective from an intersectional perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: