Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sales, Cristiano de | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3719-6663 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8372496598169395 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Lindamir Salete | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8233-229X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0187104361289192 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 | - |
Autor(es): dc.creator | Andreato, Claudio Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102496 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to analyze the symbolic dimensions surrounding the hegemony that permeates school-related gender-based violence (SRGBV), seeking perspectives that facilitate the reduction of this form of control and domination of individuals through aesthetic experience. A philosophical and sociological approach is adopted throughout the study, considering various authors and their readings of society, which in this work align coherently. The theoretical framework primarily draws from Foucault and Butler to contemplate discursive factors regarding gender and sexuality issues; Bourdieu for understanding the symbolic aspects concerning this type of violence; and Freire to examine the structure of the educational system and means for its transformation, alongside revisiting these authors in relevant discussions and introducing complementary perspectives. Furthermore, interpretative and discursive analyses of artistic productions will be integrated into the research to illustrate the discussed concepts. Subsequently, by utilizing authors from aesthetic theory such as Jacques Rancière, Herbert Marcuse, and Michèle Petit, regard the possibilities of reducing this violence through aesthetic experience. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação objetiva a análise das dimensões simbólicas em torno da hegemonia que permeia a violência baseada em gênero relacionada à escola (SRGBV), visando perspectivas que propiciem a redução dessa forma de controle e dominação dos sujeitos através da experiência estética. Para tanto, adota-se uma abordagem filosófica e sociológica ao longo de todo o estudo, tendo em consideração diferentes autores e suas leituras da sociedade que, no presente trabalho, se apresentam consoantes. Assim, a sustentação teórica será construída, principalmente, através de Foucault e Butler, para se pensarem os fatores discursivos acerca das questões de gênero e sexualidade; Bourdieu, em vista da compreensão do simbólico no que se refere a esse tipo de violência; e Freire, no intento de examinar a estrutura do sistema educacional e os meios de sua transformação; além da retomada desses autores em outras discussões pertinentes e outros autores que serão introduzidos de modo complementar. Além disso, serão incorporadas à pesquisa análises interpretativas e discursivas de produções artísticas em demonstração dos conceitos discutidos. Em seguida, através de autores da teoria estética como Jacques Rancière, Herbert Marcuse e Michèle Petit, serão ponderadas as possibilidades de redução dessa violência por interferência da experiência estética. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência contra minorias sexuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexual minorities - Violence against | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender identity in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | A experiência estética na redução da violência baseada em gênero na escola (SRGBV): discurso e poder simbólico na educação | - |
Título: dc.title | The aesthetic experience in reducing gender-based violence (SRGBV): discourse and symbolic power in education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: