Ensino dos números racionais comparando medidas de unidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rômel da Rosa da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3804309368611422-
Autor(es): dc.contributorBennemann, Marcio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rômel da Rosa da-
Autor(es): dc.contributorCosta, José Roberto-
Autor(es): dc.contributorGargate, Michael Santos Gonzales-
Autor(es): dc.contributorBiesdorf, João-
Autor(es): dc.creatorKrug, Carbone Bruno Schmidt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:49:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:49:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2015-05-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102480-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate the possibility to develop the process of teaching and learning of the division of rational numbers with guided tasks in interpretation of measure. Adopted as methodology the Didactic Engineering and a didactic sequence in order to develop the work with students of High School. Participated of training sessions twelve students of one state school of Porto Barreiro city - Paran´a. The results of application of the didactic engineering suggest the importance of utilization of guided tasks in interpretation of measure, since strengthened the understanding, on the part of students, the concept of division of fractional rational numbers and contributed for them develop the comprehension of others questions associated to the concept of rational numbers, such as order, equivalence and density.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem da divisão de números racionais com tarefas pautadas na interpretação da medida. Adotamos como metodologia a Engenharia Didática e elaboramos uma sequência didática a fim de desenvolver o trabalho com estudantes do Ensino Médio. Participaram das sessões de ensino doze estudantes de uma escola estadual do município de Porto Barreiro - Pr. Os resultados da aplicação da sequência didática sugerem a importância da utilização de atividades pautadas na interpretação da medida, haja vista que potencializou o entendimento, por parte dos estudantes, do conceito de divisão de números racionais fracionários e contribuiu para eles aprofundarem a compreensão de outras questões relacionadas ao conceito de número racional, tais como ordem, equivalência e densidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros racionais-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDivisão-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching (High school)-
Palavras-chave: dc.subjectNumbers, rational-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectDivision-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleEnsino dos números racionais comparando medidas de unidade-
Título: dc.titleTeaching of rational numbers comparing unit measure-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.