Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bennemann, Marcio | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8786331555612738 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rômel da Rosa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, José Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Gargate, Michael Santos Gonzales | - |
Autor(es): dc.contributor | Biesdorf, João | - |
Autor(es): dc.creator | Krug, Carbone Bruno Schmidt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-05-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102480 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate the possibility to develop the process of teaching and learning of the division of rational numbers with guided tasks in interpretation of measure. Adopted as methodology the Didactic Engineering and a didactic sequence in order to develop the work with students of High School. Participated of training sessions twelve students of one state school of Porto Barreiro city - Paran´a. The results of application of the didactic engineering suggest the importance of utilization of guided tasks in interpretation of measure, since strengthened the understanding, on the part of students, the concept of division of fractional rational numbers and contributed for them develop the comprehension of others questions associated to the concept of rational numbers, such as order, equivalence and density. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem da divisão de números racionais com tarefas pautadas na interpretação da medida. Adotamos como metodologia a Engenharia Didática e elaboramos uma sequência didática a fim de desenvolver o trabalho com estudantes do Ensino Médio. Participaram das sessões de ensino doze estudantes de uma escola estadual do município de Porto Barreiro - Pr. Os resultados da aplicação da sequência didática sugerem a importância da utilização de atividades pautadas na interpretação da medida, haja vista que potencializou o entendimento, por parte dos estudantes, do conceito de divisão de números racionais fracionários e contribuiu para eles aprofundarem a compreensão de outras questões relacionadas ao conceito de número racional, tais como ordem, equivalência e densidade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números racionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching (High school) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numbers, rational | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Division | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | - |
Título: dc.title | Ensino dos números racionais comparando medidas de unidade | - |
Título: dc.title | Teaching of rational numbers comparing unit measure | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: