Análise estrutural e otimização topológica de uma manga de eixo automotiva

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Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fabio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.contributorMaccarini, Adelino Carlos-
Autor(es): dc.contributorStahlschmidt, Joamilton-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Fábio Rodrigo Mandello-
Autor(es): dc.creatorOgregon, Heuri Luciano Casanova-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-29T12:49:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-29T12:49:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102443-
Descrição: dc.descriptionThis study explores the potential to reduce the mass of the first-generation Chevrolet Onix steering knuckle without compromising its structural integrity by combining Finite Element Method (FEM) analysis with topology optimization. Loading conditions were derived from a vehicle-dynamics study that accounted for forces from the braking and steering systems, as well as vehicle mass and longitudinal and lateral accelerations. The knuckle’s original geometry was captured with an EinScan HX 3D scanner and refined in SolidWorks to generate a high-fidelity solid model, which was then imported into Ansys. Based on these data, an initial static analysis established the baseline structural behavior, after which a topology-optimization algorithm in Ansys produced a lighter geometric configuration that preserves mechanical strength and stiffness requirements, thereby contributing to improved vehicle efficiency.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga a possibilidade de reduzir a massa da manga de eixo do Chevrolet Onix (1ª geração) sem comprometer sua integridade estrutural, por meio de uma análise pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) aliada à otimização topológica. Os carregamentos aplicados foram extraídos de um estudo de dinâmica veicular que considerou as forças provenientes dos sistemas de freio e direção, além da massa do veículo e das acelerações longitudinal e lateral. A geometria original da peça foi capturada com um scanner 3D EinScan HX e refinada no SolidWorks para gerar um modelo sólido de alta fidelidade, posteriormente importado para o Ansys. Com base nesses dados, realizou-se a análise estática inicial para estabelecer o comportamento estrutural de referência e, em seguida, aplicou-se um algoritmo de otimização topológica no próprio Ansys, resultando em uma nova configuração geométrica mais leve que mantém os requisitos de resistência mecânica e rigidez, contribuindo para a melhoria da eficiência veicular.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectOtimização matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical optimization-
Palavras-chave: dc.subjectStructural analysis (Engineering)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA-
Título: dc.titleAnálise estrutural e otimização topológica de uma manga de eixo automotiva-
Título: dc.titleStructural analysis and topological optimization of an automotive steering knuckle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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