Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azeredo, Abel Dionizio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9456-8315 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4972511619847291 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azeredo, Abel Dionizio | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9456-8315 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4972511619847291 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rabêlo Neto, Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-8480-6209 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2630571885105078 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vicentin, Ivan Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0001-9039-0046 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6534550312384359 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Clarissa Francine Cruz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-29T12:49:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-29T12:49:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33245 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1102440 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Modelos de rateio universitário entre os campi de uma universidade federal multicampi: o caso da UTFPR | - |
Descrição: dc.description | The distribution of budgetary resources for education, as stipulated in the Annual Budget Law (LOA), is a critical process overseen by the Ministry of Education. This allocation is designed to enhance the efficiency of the Federal Public Education System, particularly among universities, institutes, and affiliated organizations. A key determinant in this allocation is the equivalent student metric, strategically employed to mitigate dropout rates and encourage overall system efficiency. This study delves into the implications of implementing an equivalent student-based distribution matrix for internal budget allocation within UTFPR, a Multicampi Federal Public Institution, focusing on the Efficiency and Justice principles. Employing a case study framework, the research utilizes an analytical and qualitative approach with a descriptive objective, incorporating bibliographic and documental technical procedures. The findings reveal that the adoption of an equivalent student-based distribution matrix would result in an augmented budget for several campi, including Londrina, Apucarana, Toledo, Guarapuava, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Campo Mourão, and Dois Vizinhos. Conversely, some campi such as Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Curitiba, and Santa Helena would experience a reduction in allocated resources. While the equivalent student-based distribution matrix aligns well with the efficiency principle, it is essential to note that justice, particularly the principle of equity, is better served by the current allocation model at UTFPR. This underscores the complex interplay between efficiency and justice in the context of budgetary resource distribution, warranting careful consideration for a balanced and equitable outcome. | - |
Descrição: dc.description | A distribuição orçamentária dos recursos aprovados na LOA - Lei Orçamentária Anual - para a Educação é realizada pelo MEC entre as Universidades, Institutos e demais organizações do Sistema Público Federal de Ensino, utilizando como principal indicador o aluno equivalente. Essa é uma sistemática que pretende desincentivar a evasão e a retenção escolar dos estudantes promovendo a eficiência do Sistema como um todo. Pretendemos, neste trabalho, identificar os impactos de se adotar uma matriz de distribuição para alocação interna de recursos orçamentários baseada no aluno equivalente para a UTFPR, uma instituição Pública Federal Multicampi, levando em conta o justo e o eficiente. Para tanto, a pesquisa foi classificada como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e analítica, com objetivo descritiva e procedimentos técnicos bibliográfico e documental. Como resultado foi verificado que a adoção da matriz aluno equivalente os campi Londrina, Apucarana, Toledo, Guarapuva, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Campo Mourão e Dois Vizinhos ganham orçamento, enquanto que os campi Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Curitiba e Santa Helena perdem orçamento. Nesse sentido, considerando a eficiência, a matriz aluno equivalente se mostra a mais adequada, no entanto, para a concretização da justiça como equidade a matriz UTFPR é a mais apropriada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campi universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orçamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | College campuses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education, Higher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Budget | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Título: dc.title | Modelos de rateio orçamentário entre os campi de uma universidade federal multicampi: o caso da UTFPR | - |
Título: dc.title | Budget allocation models between the campi of a multicampi federal university: the UTFPR case | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: